Abertura de empresa

Pergunta de N.G. (Indaiatuba-SP)

“Preciso abrir um pessoa jurídica e começar a faturar, porém eu não possuo contabilidade… como eu faço?”

Resposta do contador da Incont

Olá N.G.,

Você deseja ter um CNPJ e precisa  emitir nota fiscal, então vamos primeiro resolver o sua necessidade de um CNPJ e depois solicitar o cadastro para emissão de notas fiscais.

Para abrir uma empresa você deve seguir os seguintes 5 passos:

1º passo – Consulta de Viabilidade

Antes de construir ou abrir qualquer estabelecimento empresarial, deve-se consultar a prefeitura de seu município sobre a viabilidade do negócio desejado, ou seja, se é permitido desenvolver tal atividade no endereço escolhido.

2º passo – Registro do Contrato Social e CNPJ

Se a resposta da prefeitura for positiva, o próximo passo será elaborar o contrato social ou o Requerimento de Empresário e registrá-lo na Junta Comercial do Estado. Ao mesmo tempo poderá ser dado entrada no CNPJ através do Documento Básico de Entrada (DBE), cujo software está disponível no site da Receita Federal ( www.receita.fazenda.gov.br ).

3º passo – Alvará Sanitário

Para algumas atividades empresarias será exigido o Alvará Sanitário, tais como: atividades que envolvam alimentos, saúde, meio ambiente, etc, a lista completa está disponível no site da vigilância sanitária do seu estado.

Portanto, se a empresa exercer alguma das atividades da referida lista terá como próximo passo o requerimento do alvará sanitário no município onde está a empresa

Após a vistoria realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária, o alvará será ou não liberado.

4º passo – Alvará Municipal

Após a liberação do contrato social e do CNPJ, também, se deverá providenciar o registro da empresa na prefeitura municipal para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento da empresa. Com relação ao alvará de funcionamento, cada município possui uma tabela de preços. Assim que a empresa possuir a inscrição municipal ela estará apta para funcionar regularmente.

5º passo – Inscrição Estadual

Após a liberação do contrato social, CNPJ e inscrição municipal, a empresa deverá providenciar a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda Estadual.  Para fazer o este cadastro, deve-se entrar no site da SEFAZ do seu estado e verificar quais são os documentos e requisitos necessários para fazer o cadastro da inscrição estadual.

Para maiores esclarecimentos, visite os sites abaixo: – Junta Comercial do Estado

Para melhor compreensão entre os documentos exigidos para o registro de uma empresa, é interessante que o empresário solicite orientação dos contadores da Incont Inteligência Contábil.

Uma dica importante para quem está começando avaliar as possibilidades de você se cadastrar no programa MEi, veja nossas orientações, benefícios e obrigações para quem deseja optar por esse regime tributário.  Quero-ser-mei-seja-dono-do-seu-negocio

Espero ter contribuído para o seu sucesso.

Em caso de duvidas mande e-mail para mkt@portalincont.com

Anúncios