Aprenda a criar e executar um plano de negócios com 4 pontos básicos

em

Para melhorar a estrutura de um negócio e maximizar suas chances de sucesso, um passo importante é estruturar um plano de negócios. O plano de negócios em pequenas empresas é um documento que inclui, basicamente, os objetivos de um negócio, as estratégias para atingi-los, a estrutura organizacional, o valor do investimento necessário para financiar o seu projeto e soluções para resolver problemas futuros.

Ao contrário do que alguns empresários imaginam, desenvolver um plano de negócios é menos complicado do que parece. Embora cada projeto seja diferente, é possível desenvolver qualquer plano de negócios com base em 4 pontos básicos, que veremos no post de hoje. Acompanhe!

1. Estrutura ideológica

Esta primeira estrutura é equivalente à alma da empresa. Ela descreve a ideia central do negócio e os objetivos a serem alcançados. Essa seção representa o cartão de visita frente aos parceiros e investidores potenciais da empresa.

A estrutura ideológica é composta pelos seguintes itens:

  • Nome da empresa
  • Missão
  • Visão
  • Valores
  • Vantagens competitivas
  • Compromisso

2. Estrutura do ambiente

Esta seção do plano de negócios das pequenas empresas fornece um retrato instantâneo da indústria e do mercado em que a empresa irá se desenvolver

Conhecer o comportamento do setor econômico onde a empresa está inserida, como tem se comportado as vendas de produtos ou serviços semelhantes aos seus nos últimos 12 meses e quais as exigências do seu público-alvo vai ajudar a reafirmar se sua ideia é viável ou se será preciso reformulá-la.

Para começar a gerar essa informação é preciso fazer uma análise SWOT. Esta metodologia permite saber os pontos fortes e fracos do negócio, ou seja, as variáveis internas que podem ser controladas. E, embora as oportunidades e ameaças sejam fatores externos, um plano pró-ativo pode evitar problemas futuros.

As variáveis incluídas são:

  • Pontos fortes: Referem-se às características que tornam a empresa única e diferente de seus concorrentes;
  • Oportunidades: Aqui, o empreendedor deve listar quais as exigências do mercado e como sua empresa pode atender a essas necessidades;
  • Fraquezas: A honestidade é muito importante nesta variável, porque se deve reconhecer quais são os defeitos do produto ou serviço;
  • Ameaças: O empreendedor deve conhecer muito bem a indústria da qual participa, porque só então será capaz de detectar a demanda do consumidor a curto, médio e longo prazo.

3. Estrutura mecânica

Aqui devem ser incluídos os objetivos da empresa, as estratégias para alcançá-los e os prazos em que devem ser relatados os primeiros resultados. A estrutura mecânica funcionará como um registro e vai ajudá-lo a detectar erros e a mudar de tática imediatamente, se necessário.

A estrutura mecânica do plano de negócios pequenas empresas deve determinar como implementar estratégias para criar um plano de vendas e marketing para garantir um fluxo estável de renda da empresa. Portanto, é preciso definir o preço do seu produto e os canais de distribuição.

4. Estrutura Financeira

A experiência de alguns empresários mostra que essa é a parte mais difícil ao se desenvolver um plano de negócios. No entanto, a estrutura financeira é o que dá mais informações sobre a viabilidade de uma ideia se transformar em uma empresa de sucesso.

A estrutura financeira básica de um plano de negócios é composta por três relatórios:

  • Demonstração de resultados projetados em um período de três anos: destina-se a apresentar uma visão para o desempenho futuro do negócio;
  • Fluxo de caixa projetado para um período três anos: este relatório deverá responder a estas duas perguntas: Quanto a sua empresa vai exigir de capital? Onde será obtido esse recurso?
  • Análise do Ponto de Equilíbrio: mede as unidades que a empresa deve vender para cobrir seus custos fixos. Este dado é relevante para determinar o momento em que as vendas começarão a gerar lucros para a empresa.

Essa seção é a mais importante para os futuros investidores e também é uma importante ferramenta caso a sua empresa queira fazer um pedido de financiamento.

Gostou do post sobre plano de negócios em pequenas empresas? Se quiser receber mais dicas de sucesso, assine a nossa newsletter!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.