Como identificar e superar estes 4 desafios de pequenas empresas

São muitas as dificuldades das pequenas empresas. Desde questões tributárias e de legislação até a necessidade de preparo e de planejamento. Assim, são vários os desafios enfrentados diariamente pelos pequenos empresários.

Para auxiliar a sua empreitada, preparamos este artigo com 4 desafios enfrentados pelas pequenas empresas e como você pode se preparar para superá-los. Confira!

1. Alta carga tributária

É de conhecimento público que o Brasil tem uma das mais altas taxas tributárias do mundo. E essa é uma das principais dificuldades das pequenas empresas. Isso porque os impostos acabam sendo mais sentidos no bolso do pequeno empresário, que às vezes não trabalha com uma margem muito alta de lucro.

A dica aqui é ver qual o regime tributário que melhor se encaixa no seu perfil de negócio desde a concepção da empresa, a fim de garantir um planejamento efetivo logo no seu início.

2. Excesso de legislação

Além da alta carga tributária, o excesso de legislação é outra grande dificuldade das pequenas empresas. A legislação trabalhista, por exemplo, é um fator extremamente preocupante para quem está começando a empreender.

Saber como calcular hora extra, como provisionar férias e 13º, o que pode ou não pode ser solicitado como atividade para cada um dos funcionários, entre uma série de outras coisas, são ações que, muitas vezes, desestimulam a veia empreendedora.

A parceria com uma consultoria empresarial pode ser fundamental para garantir que nenhuma lei seja esquecida e que problemas futuros possam ocorrer.

3. Falta de conhecimento em gestão de empresas

Com a crise financeira que afetou nosso país nos últimos anos, tornou-se muito comum o empreendedorismo por necessidade. Esse acontece quando as pessoas são demitidas, não encontram novos postos de trabalho e têm na abertura da própria empresa sua única solução.

Não há nada de errado nisso. O problema é que frequentemente esses empresários têm um perfil muito técnico, mas falta conhecimento em gestão. Ou seja: eles sabem como devem fazer o seu trabalho, mas não sabem como gerenciar uma empresa, pois nunca exerceram essa atividade anteriormente.

A dica aqui é procurar por cursos, ler materiais na internet e até assistir a filmes e séries que possam servir de inspiração. Todo conteúdo é bem-vindo e pode servir de apoio para se ter uma carreira de sucesso como gestor.

4. Falta de planejamento

Um dos resultados da falta de conhecimento em gestão é deixar de fazer um planejamento corretamente, o que é particularmente perigoso para as pequenas empresas. Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), praticamente uma em cada quatro microempresas fecham as portas com menos de dois anos de vida.

Uma das principais causas para esse fenômeno é justamente a falta de planejamento ou o planejamento inadequado. Ao tomar decisões baseadas apenas no dia a dia do negócio, muitas vezes os erros acontecem e o caixa acaba se esvaziando.

Mais uma vez, uma consultoria empresarial é a principal aliada para garantir que o plano de negócios da empresa esteja de acordo com o que ela precisa e diminuir os riscos do negócio.

Agora que você já sabe como enfrentar as principais dificuldades das pequenas empresas, que tal saber mais sobre as dificuldades em conseguir investidores e também superar esse desafio? Confira e se aprimore ainda mais.

Dica de leitura: O Negócio do Século XXI, de Robert Kiyosaki. Neste livro, Kiyosaki evidencia por que você precisa construir seu próprio negócio – e qual tipo de negócio exatamente você deve construir. Clica no link abaixo para saber mais:

http://amzn.to/2qlUwpP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s