Problemas com inadimplência? 4 dicas para contornar esse problema

Para manter um negócio, é sempre importante ter um fluxo de caixa estável, com vendas regulares ao longo do mês. Porém, você já deve ter lidado com um problema que quebra essa estabilidade: clientes inadimplentes. Além de prejudicar seu orçamento, ainda é uma situação meio delicada, que exige tempo e recursos para ser resolvida.

Mas, se você não lidar com a inadimplência corretamente, as consequências podem ser ainda piores.

Há muitas formas de proceder em relação a essa questão, ou mesmo prevenir esse problema, algumas mais adequadas do que outras. Como sabemos que pode ser difícil se orientar nessa situação, trouxemos aqui 4 dicas que podem te ajudar a diminuir o número de clientes inadimplentes na sua empresa. Acompanhe:

1. Faça uma análise de crédito prévia

É possível lidar com a inadimplência antes mesmo que ela ocorra, evitando boa parte das dificuldades, fazendo uma análise de crédito daquele lead. Isso é especialmente útil em negócios que lidam com serviços importantes, em que há um custo mensal de manutenção. Essa análise dirá se o cliente tem capacidade para cobrir os custos ou não.

Não é necessariamente o caso de recusar um serviço a alguém que não passe na análise de crédito. Porém, seria interessante oferecer alguma orientação ou alternativa, já que você precisa que o cliente seja capaz de pagar pelo serviço.

2. Tenha uma garantia judicial de cobrança

Em alguns casos, pode ser que o cliente inadimplente haja de má fé, tentando escapar da dívida. Mesmo que você não tenha essa suspeita, é importante ter alguma garantia de recebimento no fim das contas. Uma delas é a proteção por um contrato jurídico.

Pare ter certeza da proteção, é importante ter um advogado responsável por esse processo, alguém que redija e confira todos os acordos assinados com os clientes. Esse tipo de investimento é uma garantia de que seu fluxo de caixa será menos afetado caso um incidente como esse ocorra.

3. Estabeleça acordos que beneficiem ambos

Raramente é necessário lidar com a inadimplência de forma agressiva. Afinal, espera-se que os clientes também estejam interessados em limpar os próprios nomes e continuar tendo acesso aos seus produtos e serviços. Por isso, em quase todo contexto, o melhor é fazer um acordo.

Se você aceitar diminuir a dívida e/ou estender seu prazo, perderá parte ou toda a margem de lucro estipulada inicialmente. Porém, se você se recusar a receber o que for possível, o prejuízo será total. Converse com seu cliente endividado, entenda sua situação atual e busque algo que traga a maior vantagem para ambos.

4. Treine a equipe para lidar com esses clientes

Cobrar dívidas é difícil, não só pelo conflito de interesses, mas também porque isso coloca a empresa em uma posição delicada, facilmente como vilã. Treinar sua equipe para cobrar essas dívidas de forma mais cuidadosa pode contribuir bastante não apenas para sua reputação, mas também para a melhor taxa de fechamento dessas situações.

Com estas dicas, você já deve conseguir lidar com a inadimplência de forma mais eficiente.

Se quiser continuar acompanhando nossas novidades, siga-nos no FacebookTwitter e LinkedIn para receber nossos melhores conteúdos em primeira mão!

Gostou desse tema? Então compre o livro As Armas da Persuasão- A arte de influenciar e não se deixar influenciar.  clica no link abaixo e saiba mais

http://amzn.to/2lSXkFk

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s