Financiamento coletivo: vale a pena tentar para a sua empresa?

Uma situação bastante comum para o pequeno empresário é a dificuldade para captar recursos. A boa notícia é que, hoje em dia, o crowdfunding — também conhecido como financiamento coletivo — é uma alternativa viável para uma série de situações. Mas será que ele vale a pena para a sua empresa?

Como o nome deixa claro, o financiamento coletivo nada mais é do que um grupo de pessoas ou empresas engajadas para doar fundos a determinado projeto. Dessa forma, é possível captar recursos sem ter que recorrer aos bancos e fugir das altas taxas de juros brasileiras.

Há diversas plataformas disponíveis com o objetivo específico de financiamento coletivo. As mais conhecidas no Brasil são VakinhaCatarseBenfeitoria e Kickante.

Quais os tipos de crowdfunding?

Há diferentes tipos de financiamento coletivo. O princípio de cada um é o mesmo, variando apenas o que é ofertado aos doadores. Conheça alguns deles:

  • financiamento por capital: os investidores ganham um “pedaço” da empresa, ou seja, tornam-se sócios de quem está solicitando o valor;
  • financiamento por recompensa: quem investe recebe uma recompensa tangível ou intangível. Pode ser um jantar com quem está solicitando, um produto exclusivo, a garantia de ser o primeiro a desfrutar do projeto, entre outras coisas;
  • financiamento por dívida: é um modelo de empréstimo, no qual não é preciso recorrer aos bancos. Nesse tipo de financiamento, você pode definir quais as garantias e o montante final a ser pago ao investidor.

Quais as vantagens do financiamento coletivo?

Como dissemos acima, uma das vantagens do financiamento coletivo é muito clara: fugir das altas taxas de juros. Não que crowdfunding seja gratuito — normalmente, as plataformas cobram um percentual do que foi arrecadado. No entanto, esse valor acaba sendo muito menor do que um empréstimo tradicional, e é possível já embutir esse percentual na quantia solicitada.

Outro benefício é que, diferentemente das linhas de créditos tradicionais, não há limites para o valor que pode ser solicitado. Assim, um bom projeto pode ser capaz de arrecadar fundos que seriam inviáveis de outras formas.

Quais as desvantagens do financiamento coletivo?

Se tem vantagens, o crowdfunding também tem algumas desvantagens. A principal delas é o risco, já que a maior parte dos modelos de financiamento coletivo são do tipo “tudo ou nada”. Ou seja, você só pode usufruir do dinheiro arrecadado se as doações chegarem ao total estipulado. Por exemplo: se você solicitar R$ 100 mil, mas atingir apenas R$ 99 mil, todo o dinheiro volta aos investidores.

Esse é um dos motivos pelos quais a maior parte dos financiamentos coletivos acaba se inviabilizando. Para evitar que isso aconteça com você, é importante ter um planejamento bem elaborado e dar detalhes do projeto, a fim de convencer os investidores de que o que você propõe é, de fato, interessante.

Existem outras alternativas?

Hoje, temos uma série de possibilidades para arrecadar fundos. Além do financiamento coletivo e dos créditos bancários, existem os investidores anjos, as aceleradoras, os fundos de capitais de risco, entre outros. O ideal é definir bem o seu projeto para depois ver qual tipo de financiamento é o mais adequado para ele.

É nesse ponto que uma consultoria financeira é essencial, pois a escolha do modelo correto para captação de recursos é um dos principais fatores para o sucesso do projeto. Se você quer saber se o financiamento coletivo é o mais adequado para o que precisa, entre em contato com a Incont. A gente adora discutir esses assuntos e encontrar a melhor solução para a sua empresa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s