O que aprender com os grandes fundadores de startups brasileiras?

As startups movimentam a economia do país. Segundo o Estudo de Impacto Econômico Segmento de Incubadoras de Empresas do Brasil, o faturamento dessas empresas já é maior que 15 bilhões de reais por ano. Os fundadores de startups brasileiras geram mais de 53 mil empregos diretos, o que é de extrema importância num período de recessão econômica e com aumento do desemprego.

Para garantir que sua empresa seja bem-sucedida, é importante aprender com aqueles que já deram esse passo na carreira e que hoje são referências nesse mercado. Confira as principais lições dadas pelos empreendedores de startups brasileiras!

Tenha adaptabilidade e resistência

Tallis Gomes, criador do Easy Taxi, é considerado um dos fundadores de startups brasileiras mais influentes da atualidade, sendo um exemplo de adaptabilidade e resistência para quem quer entrar nesse setor. Antes disso, Tallis fracassou em outros negócios mas, graças a sua resistência e capacidade de se adaptar ao mercado, se aperfeiçoou e conseguiu criar o maior aplicativo de serviço mobile do mundo.

Não é sempre que o empreendedor vai acertar em cheio e criar uma startup bem-sucedida de primeira. É preciso prestar atenção nas carências do mercado e desenvolver um serviço a partir disso, além de resistir e vencer os obstáculos iniciais. Se em um formato não deu certo, pode ser que em outra estrutura a empresa deslanche.

Busque sempre a inovação

Inovar é criar aquilo que ainda não existe, mas que tem grande necessidade entre os consumidores. Um dos fundadores de startups brasileiras mais inovadores é Carlos Mira, criador do aplicativo TruckPad, que é chamado de “Uber dos caminhões”.

Por meio dessa ferramenta, os caminhoneiros autônomos podem se conectar a fretes em todo o país, sem o auxílio de agentes de cargas, podendo levar um carregamento até uma localidade e voltar para casa com outro, o que os permite faturar até 50% a mais do que se prestassem o serviço pela via comum.

Em 2014, a TruckPad foi considerada a startup mais inovadora do mundo, no Vale do Silício. A partir da ideia bem-sucedida de Carlos Mira, os novos empreendedores podem aprender que um dos fatores essenciais para prosperar é inovar, ou seja, observar o mercado para saber qual carência as pessoas têm e que precisa ser suprida.

Seja criativo e surpreendente

Criar mais do mesmo dificulta o progresso de qualquer negócio, pois é preciso enfrentar a concorrência já estabelecida. Marco Gomes criou a Boo-Box, a primeira startup especializada em publicidade e mídias sociais, que já foi considerada a mais inovadora do Brasil, pela revista Forbes.

A empresa exibe diariamente propagandas em portais online para mais de 60 milhões de internautas. Para criar um negócio com chances de crescer, assim como Marco Gomes, você deve analisar o que é possível trazer de novo, surpreendente e que vai impactar seu segmento.

Saiba identificar oportunidades

O problema de uns pode ser a solução e o sucesso de outros. Isso se chama saber identificar oportunidades no momento certo. Foi o que fizeram João Zaratine, Marcelo dos Santos, Vinicius Roveda, Anderson Borges e José Carlos Sardagna, os criadores da Conta Azul. Em meio à crise econômica do Brasil, eles criaram um software de gestão que funciona totalmente online, sendo voltado para micro e pequenos negócios, ajudando-os a gerir suas finanças e fechar as contas em dia no fim do mês.

Antes de reclamar e se lamentar por estar em um período desfavorável para abrir sua startup, você deve estudar o mercado e identificar qual é a oportunidade do momento. Porém, é importante avaliar se tal oportunidade tem potencial para sobreviver a longo prazo e não se trata apenas de uma necessidade momentânea da sociedade.

Com essas lições de fundadores de startups brasileiras, você pode ter mais embasamento e segurança para investir no seu negócio e trabalhar para ser mais um caso de sucesso.

Quer saber mais sobre como alavancar sua empresa? Então, descubra quais são os 5 hábitos dos empreendedores bem-sucedidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.