Saiba como escalar sua startup ou pequena empresa em 4 dicas

O mercado das startups e pequenas empresas está em alta no Brasil e vem conquistando cada vez mais adeptos. E o grande sonho dos empreendedores desse segmento é encontrar o tão desejado caminho da escalabilidade e ver o seu negócio crescer. Mas eis um desafio: como escalar startup e pequena empresa sem grandes investimentos?

A boa notícia para quem está nessa etapa do empreendimento é que com pequenas ações é possível alcançar um bom resultado sem grandes custos. Mas para isso é importante elaborar um planejamento estratégico e financeiro bastante sólido, garantindo assim a rentabilidade e o sucesso de seu negócio.

Por isso, separamos aqui 4 dicas simples para escalar sua startup ou pequena empresa. Confira!

1. Estude o mercado

Por mais óbvia que essa dica pareça, é sempre muito importante lembrar que uma análise consistente do mercado pode evitar futuras dores de cabeça ao empresário.

Por isso, traçar previsões de crescimento, procurar informações sobre concorrentes e realizar o famoso benchmarking são pontos fundamentais para o crescimento de qualquer empreendimento.

2. Desenvolva sua clientela

Após esse estudo inicial de mercado, é hora de desenvolver e conquistar cada vez mais clientes. Mas para isso, primeiro é necessário entendê-lo e saber quais seus gostos, necessidades etc. Mesmo que seu negócio não seja iniciante, é essencial realizar pesquisas de opinião com os consumidores para entender o que eles realmente esperam dos seus produtos ou serviços.

É muito mais fácil alcançar um alto nível de satisfação do cliente quando você sabe exatamente o que ele espera, certo? Não se esqueça de que fidelizar os consumidores e criar uma base sólida de clientes é fundamental para o seu negócio.

3. Aprimore o seu produto

As pesquisas de mercado são muito importantes para que a sua empresa chegue mais facilmente em um outro ponto crucial: o aprimoramento dos produtos ou serviços oferecidos. Afinal, não basta fazer mais do mesmo.

Lembre-se de que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, investir na melhoria e na qualidade de seus produtos é essencial.

4. Não se esqueça dos meios digitais

Alguns anos atrás era comum que muitos empreendedores investissem em propagandas em jornais, revistas, folders etc. Hoje, no entanto, com a facilidade e o grande alcance gerado pela internet, tornou-se muito mais fácil divulgar o seu negócio sem a necessidade de grandes investimentos.

O marketing digital pode funcionar como um verdadeiro motor para escalar startup e pequena empresa. Mas para isso é necessário estabelecer boas estratégias de divulgação nas redes sociais (Facebook, Instagram), blogs corporativos etc. Por isso, lembre-se: use e abuse da internet!

Essas são apenas algumas dicas de como sua empresa pode alcançar a tão sonhada escalabilidade de forma prática. Mas ainda existem inúmeras outras ações para escalar startup e pequena empresa.

Uma boa dica para isso é apostar na contratação de uma empresa especializada em auditoria e consultoria empresarial e contábil para ajudar ainda mais nesse crescimento de forma saudável e estratégica.

Se você gostou das dicas, entre em contato com a nossa empresa para conhecer nossos serviços e saber como podemos te ajudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.