Marketing nas redes sociais: como destacar sua empresa no mercado?

Se você está pensando em investir em marketing nas redes sociais, saiba que esse pode mesmo ser um tiro certeiro! A cada ano, o número de pessoas ativas em uma ou mais redes só aumenta.

O Facebook, por exemplo, já atingiu mais de 2.5 bilhões de usuários ativos. O Instagram já concentra outros 700 milhões, enquanto o Twitter possui cerca de 330 milhões. E ainda há muitas outras redes. São números gigantescos que, com certeza, abrangem boa parte da parcela do seu público.

Quando buscamos números focados no Brasil, a notícia também é boa. Um estudo da comScore de 2015 indicou que nosso país é líder no ranking do tempo gasto nas redes sociais, com uma média 60% maior do que a mundial.

Quer entrar nessa? A seguir, trazemos as melhores dicas sobre como gerenciar seu perfil corporativo nas redes sociais. Acompanhe!

Entenda seu público

Assim como o marketing tradicional, o marketing nas redes sociais deve começar pelo básico: saber onde está o seu público.

Isso porque atualmente existem inúmeras redes disponíveis, das mais abrangentes às mais segmentadas, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Google+, YouTube, entre inúmeras outras.

Inclusive, é bastante provável que o seu público esteja em mais de uma delas, o que torna necessária a criação dos perfis da sua empresa em diversas redes sociais. Entretanto, não adianta nada investir com força em um espaço que seus clientes em potencial não frequentam!

Adapte sua linguagem

Para se destacar nas redes sociais, é necessário entender o objetivo e as características de cada uma delas. O LinkedIn, por exemplo, é totalmente focado em questões profissionais e, por isso, ali fazem sentido posts cujos conteúdos se referem a carreira ou negócios.

Já o Twitter tem o dinamismo como marca principal. Dessa forma, uma linguagem mais direta, rápida e informativa faz sucesso — além de ser um ponto de encontro para os famosos memes!

Por isso, o ideal é adaptar sua comunicação à realidade de cada uma dessas redes. Mesmo que a mensagem que você queira passar seja a mesma, o formato dela deve ser adequado à rede social na qual o post será feito.

Promova sua marca, e não apenas seu produto

Não adianta você criar um perfil cujas mensagens tratem sempre do mesmo assunto: o seu produto. Uma rede social é mais do que uma vitrine virtual — ela é um ponto de encontro e de relacionamento.

Dessa forma, é fundamental oferecer também um conteúdo interessante ao público que segue a sua empresa. Uma loja de sapatos pode, por exemplo, mesclar posts dos seus produtos com tutoriais de moda.

Crie ofertas de marketing exclusivas para as redes sociais

O alcance e a abrangência das redes sociais dão a oportunidade de criar ofertas diferentes das que você faz presencialmente.

É possível oferecer descontos ou sorteios relacionados ao compartilhamento do seu produto, encontros exclusivos com clientes influenciadores, webinars para discutir a utilização ou o desempenho do seu serviço, enfim, uma série de ações cujo limite é apenas a criatividade.

Foque na interação como ponto-chave

Entrar em uma rede social é estar aberto à interação. A ideia é buscar uma comunicação não hierarquizada, em que clientes e empresa conversem de igual para igual. Assim, é preciso estar disposto a ouvir o cliente, responder suas dúvidas, críticas, sugestões e elogios. Com isso, você mostrar que a empresa é realmente próxima a ele.

Outro ponto importante é que, muitas vezes, o que o cliente vê nas redes sociais é o que ele espera no seu atendimento presencial. Ou seja, a sua forma de agir nas redes sociais impacta diretamente na reputação da sua marca. Dessa maneira, é importante agir de maneira coerente nos ambientes on e offline.

Gostou de conhecer melhor o funcionamento e a importância do marketing nas redes sociais? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas próprias páginas e espalhe nossas dicas entre seus amigos e colegas!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s