Intraempreendedorismo: o que é e como incentivá-lo na sua empresa

Em um mundo em que o empreendedorismo está cada vez mais valorizado e acessível, fortalecer o intraempreendedorismo na sua empresa pode ser a solução para garantir a satisfação e a retenção de funcionários qualificados.

Mas você sabe o que significa esse conceito? Sabe como implantar o intraempreendedorismo no seu negócio? Neste post, vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo pode ser facilmente entendido como a capacidade que um colaborador tem de empreenderdentro da empresa em que trabalha.

Dessa forma, um intraempreendedor (ou empreendedor corporativo) é aquele funcionário cujas características lhe permitem ter uma visão sistêmica do negócio da empesa, dar ideias, viabilizar e coordenar projetos, entre outras coisas.

Como viabilizar o intraempreendedorismo na minha empresa?

De nada adianta você ter funcionários intraempreendedores se a sua empresa não estiver preparada para recebê-los. Por isso, é preciso dar espaço para que essas pessoas não tenham suas capacidades suprimidas.

O jeito mais simples de viabilizar o intraempreendedorismo é buscar transformar a sua empresa em um ambiente propício à propagação de ideias. Para isso, é necessário abrir o jogo: quais as estratégias da empresa, as metas, os planos de futuro etc. Afinal, o colaborador só vai se engajar com o negócio se ele souber profundamente do que ele trata e o que busca.

Reuniões de brainstorming, comunicação interna eficiente, encontros com a liderança e programas de desenvolvimento organizacional são ótimas ferramentas para potencializar as ideias e discutir a viabilidade delas.

Outro ponto é permitir que os colaboradores sejam coautores dos projetos, ou seja, não fazer as lideranças pegarem as ideiase trabalharem como se fossem somente delas. O intraempreendedor quer participar ativamente dos projetos que ajudou a idealizar.

Quais os benefícios do intraempreendedorismo?

1. Satisfação dos funcionários

Colaboradores que trabalham em empresas que permitem o intraempreendedorismo, normalmente, são mais satisfeitos com os seus ambientes de trabalho.

Isso porque eles enxergam ali um lugar em que as suas ideias são valorizadas e conseguem ver resultados práticos do seu trabalho.

2. Retenção de talentos

Mais satisfeitos nas empresas, os colaboradores tendem a ficar mais tempo nelas. Fora isso, ao ver suas ideias se transformarem em projetos, os intraempreendedores não sentem a necessidade de sair da empresa para poder empreender — eles podem fazer isso ali mesmo, com a segurança e o suporte de seus líderes.

3. Melhoria dos resultados

Com os melhores funcionários ficando mais tempo em sua empresa, a tendência natural é que os resultados aumentem.

Fora isso, as empresas que valorizam os intraempreendedores normalmente são muito mais inovadoras — tanto nos produtos, quanto nos processos —, pois têm uma oxigenação de ideias frequente. Isso traz um grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Como identificar intraempreendedores?

É fácil identificar intraempreendedores. Normalmente, eles têm características em comum, como:

  • gostar do que faz;
  • ter autoliderança;
  • estar sempre de olho no mercado;
  • conhecer bem o negócio da empresa;
  • possuir boa capacidade argumentativa;
  • ter persistência;
  • gostar de riscos calculados;
  • ser bastante proativo.

Mas atenção: de nada adianta contratar uma equipe repleta de intraempreendedores se a sua empresa não estimular essa cultura — isso só vai gerar frustração para ambos os lados!

Agora que você já sabe como o intraempreendedorismo pode beneficiar o seu negócio, descubra como a comparação da sua empresa com as concorrentes pode elevar os seus resultados!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.