6 coisas que você precisa saber antes de abrir um e-commerce

O mercado e-commerce adquiriu relevância nos últimos anos e se tornou o cenário ideal para que empreendedores conquistem cada vez mais clientes, mas, para que um negócio online dê certo, é preciso saber como abrir um e-commerce e conhecer os passos necessários neste processo. Confira 6 passos que você precisa saber antes de começar.

1. Definir o nicho de atuação é importante

Antes de pensar em colocar um e-commerce no ar, é importante definir que tipo de público você pretende alcançar com o seu negócio online, já que este conhecimento será utilizado para desenvolver todas as etapas seguintes, desde a estruturação da loja até a fase de divulgação.

É o público que você pretende atingir que definirá de modo específico o tipo de produto que você comercializará, a comunicação visual do seu e-commerce, além dos métodos e prazos de entrega possíveis.

2. Planejamento é crucial para qualquer negócio

Com o nicho de atuação claro, você deve documentar todas as estratégias pensadas para o seu e-commerce, evitando que problemas apareçam de surpresa e prejudiquem o sucesso do seu negócio.

É na fase de planejamento que você identificará e mapeará os seus recursos financeiros disponíveis, além de avaliar as condições a curto e longo prazo do seu estoque e insumos em geral, traçar as estratégias de comunicação e até definir como será seu atendimento, número de funcionários e outras informações administrativas relevantes.

3. Uma boa plataforma de vendas faz a diferença

Para dar vida ao seu e-commerce, é necessário investir em uma plataforma na qual  sua loja virtual será estruturada. Para facilitar o processo, já existem serviços voltados exclusivamente ao ambiente e-commerce. São as chamadas plataformas SaaS, que podem ser utilizadas com a assinatura de planos ofertados pelos serviços.

Você também pode optar pelo desenvolvimento de plataforma própria utilizando códigos OpenSource. Nesse caso, é necessário contar com o auxílio de algum profissional da área de programação.

Além da plataforma, você deve investir em tecnologias de segurança e em soluções de pagamento online que validarão e facilitarão o processo de compra pelo usuário.

4. Logística e frete são o coração do seu negócio

A logística é um dos detalhes principais para o sucesso do seu e-commerce. Isso porque, sem uma boa logística você não terá o devido controle da entrada e saída de mercadorias da sua loja.
Realizar vendas sem possuir estoque ou não cumprir prazos de entrega informados aos clientes podem ser problemas evitados com uma boa logística, que também requer a definição dos métodos de frete do produto, que podem ser feitos por meio dos Correios ou transportadoras.

5. Bom atendimento e suporte são seu cartão de visitas

Não adianta ter toda a estrutura do mundo e ter problemas na hora de prestar atendimento ao cliente. Para evitar falhas neste processo, estruture sua equipe de atendimento e suporte e forneça canais de contato válidos, com telefones, e-mails, chats, endereços e formulários.

Também se preocupe em entregar informações completas sobre a compra realizada, incluindo código de rastreamento do produto e validação por e-mail, e tenha sempre um colaborador disponível para solucionar dúvidas e eventuais problemas.

6. Sem marketing, você não chegará aos clientes

Fazer com que os clientes cheguem até sua loja online é uma tarefa difícil se você não direcionar recursos para o desenvolvimento de campanhas de marketing. Muitas ferramentas estão disponíveis para tornar a divulgação do seu e-commerce mais fácil e acertada, confira algumas:

  • Google Adwords, ideal para exibição de anúncios em sites e resultados de pesquisa;
  • Facebook e Instagram, onde você pode criar conteúdos atrativos sobre seus produtos ou criar campanhas patrocinadas;
  • E-mail marketing, onde você pode aproveitar o cadastro de clientes para criar novas oportunidades;

Neste âmbito, também vale a pena apostar em técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o ranqueamento do seu site no Google diante dos concorrentes.

Todos os passos listados neste post fazem parte do que chamamos de Plano de Negócio, um documento importante que reúne todas as informações relevantes sobre o início, objetivos e desenvolvimento de uma empresa.

Se você quer saber mais a respeito de como abrir um e-commerce e entender melhor sobre planejamento e mercado, confira o nosso post sobre criação e execução de um plano de negócios em pequenas empresas!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.