Você sabe o que é Design Thinking? Aprenda a aplicar na sua empresa

Pesquisar, estudar e entender novos conceitos devem ser atitudes rotineiras de quem deseja inovar no mundo dos negócios. E por falar em inovação, você sabe o que é Design Thinking? Podemos dizer que, literalmente, o termo quer dizer “pensamento do design”, mas o que importa é saber o que ele significa na prática.

Confira o post que preparamos e saiba o que é Design Thinking e como aplicá-lo em sua empresa. Boa leitura!

O que é Design Thinking?

Aplicar o Design Thinking em uma empresa é garantir a descoberta de novos projetos que realmente sejam funcionais e que solucionem os problemas. É relevante ressaltar que não se trata apenas da criação de produtos, de modelos ou de mercados novos, pois isso é invenção.

O Design Thinking vai muito além, visto que coloca a ideia no mercado, proporcionando aos consumidores o direito de experimentá-la. É por esse motivo que o Design Thinking é considerado um conjunto de métodos que utiliza o pensamento abdutivo para buscar conhecimentos por meio da observação, da criatividade e da inovação, a fim de solucionar obstáculos no mundo dos negócios.

Como aplicar o Design Thinking na empresa?

Utilize a imersão na resolução de problemas

A imersão é uma das quatro fases do DT, sendo que as outras são: ideação, prototipação e realização. Portanto, constata-se que o processo vai desde a identificação do desafio até a resolução do problema. Mas por que o conceito considera relevante a imersão?

Faz-se necessário conhecer e entender as necessidades para que uma solução seja pensada. Pois então, é exatamente essa a função da imersão: vivenciar o problema, levantar informações de concorrentes, conhecer o usuário e fazer inúmeras observações de campo.

Portanto, identificar a origem do problema e estudar tanto o ponto de vista da empresa quanto o do cliente são os primeiros passos para implantar de modo eficaz o Design Thinking na sua empresa.

Implante um modelo de gestão criativo

Essa é a fase em que a criatividade precisará ser trabalhada. O objetivo crucial do Design Thinking é atender as necessidades e os desejos de modo criativo e novo por meio do trabalho de equipes multidisciplinares. Trilhar caminhos desconhecidos, aprender novas habilidades e trabalhar a mente para criar projetos são condições que vão aflorar a capacidade de criar do ser humano.

Um ótimo procedimento que a empresa pode adotar é fazer um brainstorming, ou seja, uma atividade que vai explorar a potencialidade do grupo garantindo soluções criativas e inovadoras focadas nas necessidades da empresa.

Busque por soluções inovadoras

O Design Thinking é conhecido como um método que defende uma abordagem distinta do que já existe. Portanto, a partir de um processo longo de imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento, consequentemente, soluções inovadoras devem ser apresentadas de modo que sejam baseadas na experiência do consumidor.

Dê voz ao cliente

Para garantir que as soluções sejam mais precisas e mais adaptáveis à realidade do público, o DT foca na experiência do público-alvo com o objetivo de buscar respostas para os problemas. Sendo assim, observar e entender o que as pessoas querem e precisam são ações indispensáveis para esse método ser eficiente.

É fato que um produto inovador causa um grande impacto na vida das pessoas, transformando o modo como elas vivem. Por esse motivo, o Design Thinking busca refletir e criar ideias que sejam pensadas pelos próprios clientes, já que não há um método mais produtivo para verificar as oportunidades de negócios no mercado.

Sendo assim, essa é uma nova abordagem que vai além da necessidade de criar projetos, produtos ou serviços. Trata-se de um modelo de pensamento que visa melhorar a vida das pessoas por meio das inovações.

Agora que você já sabe o que é Design Thinking, basta aplicá-lo em sua empresa e assegurar diversas vantagens no processo de inovação!

Se você gostou do post, siga as nossas páginas nas redes sociais — FacebookTwitter e Linkedin — e acompanhe as nossas atualizações!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.