Dificuldade em conseguir investidores? 5 saídas para essa situação

em

Quem está no ramo das startups já sabe da dificuldade que existe para se conseguir investidores para o negócio. Isso porque, no Brasil, há poucos investidores de risco — aqueles dispostos a investir em uma ideia. A maior parte dos aportes financeiros acontece somente após o temido “vale da morte”: o momento em que as startups atingem o seu ponto de equilíbrio.

Por isso, antes de se pensar na busca por investidores, é necessário ajustar uma série de ações para garantir que a sua empresa esteja pronta para eles. Veja abaixo 5 dicas para atrair investimentos:

1. Uma ideia sem validação é só uma ideia

A validação da ideia é, sem dúvida, o passo inicial para uma startup. Uma boa validação pode evitar uma série de problemasque aparecem no futuro. Imagine você investindo em programação, marketing, recursos humanos, rede de parceiros etc. para depois de um ou dois anos descobrir que o seu público-alvo não está disposto a pagar para ter o que você oferece?

Para evitar esse desperdício de tempo e de dinheiro, a melhor dica é: vá a campo! Entreviste o seu público-alvo, teste uma versão mais simples do seu produto e descubra se as pessoas estão dispostas ou até mesmo prontas para usufruir da sua ideia.

2. Sem escala, sem investimento

Todos os dias os investidores se deparam com diferentes modelos de negócio tentando um aporte financeiro. Na hora de escolher em quem investir, é claro que um dos principais fatores a ser levado em consideração é o retorno financeiro.

Por isso, negócios escaláveis — aqueles que conseguem uma produção em grande quantidade sem ter um aumento de custos na mesma proporção — são as primeiras escolhas.

Então, se você vai precisar conseguir investidores em algum momento na vida da sua empresa, a dica é desde o início pensar em um negócio que seja capaz de atingir um público-alvo grande sem gerar grandes custos.

3. Se o mercado não precisa do seu produto, os investidores também não o querem

Não adianta ter um negócio extremamente escalável se o mercado não estiver disposto a absorver o que você oferece.

Pode parecer óbvio, mas esse é um problema até comum entre as startups. Normalmente, isso é decorrente de uma validação de ideia mal feita lá na concepção da empresa.

Caso perceba que as coisas estão caminhando nesse sentido, não se desespere: volte ao seu canvas e faça os ajustes necessários. O importante é continuar empreendendo.

4. Você precisa de uma boa equipe para conseguir investidores

Os investidores sabem que não adianta o CEO da empresa ser uma pessoa brilhante se a equipe dele não o acompanhar, afinal, ninguém vai conseguir fazer tudo sozinho.

Por isso, é preciso não só procurar por pessoas capacitadas para caminhar junto com você nessa empreitada, mas também encontrar quem está de fato comprometido com a sua ideia.

Na maioria das vezes, o caminho do sucesso é longo. Por isso, é preciso buscar quem vista a camisa para chegar ao topo. E os investidores sabem disso.

5. Uma boa embalagem é fundamental

Você validou a sua ideia, tem um produto escalável, o mercado está absorvendo bem e a sua equipe está comprometida com o negócio. Tudo perfeito, não é?

Pois saiba que se você não conseguir vender a ideia, tudo isso pode ir por água abaixo. Por isso, é necessário dedicar-se ao pitch.

Ensaie incansavelmente aqueles cinco minutos — decore todas as nuances da sua empresa, teste todas as perguntas possíveis que os investidores podem fazer, invista até mesmo em cursos de oratória. O pitch é a embalagem da sua empresa para os investidores e, muitas vezes, pode ser a diferença entre o comprar ou não a sua ideia.

Além de tudo isso, para conseguir investidores é necessário ter uma empresa razoavelmente estruturada, com um bom plano de negócios e em dia com as questões tributárias e trabalhistas. Para isso, entre em contato conosco e conheça nossos planos exclusivos de Consultoria Empresarial e Planos de Negócio!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.