Conheça estas 5 ideias sustentáveis para a sua pequena empresa

A sustentabilidade é um conceito que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Frente às atuais alterações climáticas e aos altos índices de poluição, tornou-se imperativo que as empresas e pessoas em geral mudem o seu estilo de vida e de produção. E um dos temas mais em voga atualmente é o da sustentabilidade para pequenas empresas.

Nos dias de hoje, a sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito e passou a fazer parte da política e da postura das empresas modernas, sejam elas pequenas ou grandes. Por isso, fizemos uma lista com 5 ideias sustentáveis para a sua pequena empresa. Confira!

Sustentabilidade para pequenas empresas

Aderir aos modelos sustentáveis, além de respeitar o meio ambiente e os recursos naturais, é uma ótima forma de demonstrar que a sua empresa possui consciência e responsabilidade ambiental. Além disso, por meio de simples e pequenas atitudes, é possível economizar gastos com energia e água, por exemplo.

São diversas as opções para aqueles que desejam entrar na onda sustentável: reciclagem de materiais, economia de energia e redução da produção de resíduos sólidos etc. Abaixo, listamos algumas ideias muito simples e que estão ao alcance de qualquer empresa!

1. Reciclagem de materiais

A reciclagem de materiais é uma atitude que deveria ser costumeira não só de empresas como também das pessoas em geral. Para isso, basta separar adequadamente o lixo produzido e reciclar tudo aquilo que for possível, reutilizando vidros, metais e plásticos.

Resíduos sólidos em demasia produzidos pela empresa acabam demorando muito tempo para se decompor, poluindo ainda mais o meio ambiente. A reciclagem ajuda a reduzir esses efeitos.

2. Diminuição de impressões

Uma outra atitude que pode colaborar na redução da produção de resíduos sólidos da sua empresa é a diminuição das impressões no ambiente de trabalho. Uma boa alternativa nesses casos é passar a imprimir as folhas frente e verso, colocando no papel apenas aquilo que for realmente necessário.

Adotar o papel reciclado também pode ser uma ótima ideia. Além disso, você pode destinar um espaço dedicado às folhas que não serão mais utilizadas para servirem de rascunho.

3. Sensores de presença

Muitas das empresas que estão aderindo às ideias sustentáveis passaram a apostar nos sensores de presença para o acionamento das luzes apenas quando faltar a luz do dia.

Essa alternativa pode parecer um pouco dispendiosa inicialmente, mas a médio e longo prazos ela pode resultar em uma drástica redução de consumo de energia e, consequentemente, de gastos. Além dos sensores de presença, outra boa ideia para reduzir o consumo de energia é desligar o computador enquanto ele não estiver sendo utilizado.

4. Quadro negro

Os famosos quadros negros passaram a fazer parte do mundo das empresas! Eles podem substituir o post-it para transmitir recados aos funcionários, além de funcionarem também como objeto de decoração do ambiente de trabalho.

5. Canecas e copos de vidro

Por fim, você pode adotar como política sustentável para a sua empresa a substituição dos copos plásticos por canecas individuais ou mesmo copos de vidro. Se cada funcionário possuir o seu próprio copo, o acúmulo de lixo gerado pelos copos plásticos será bem menor, principalmente se pensarmos nisso a longo prazo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sustentabilidade para pequenas empresas, que tal aplicar as nossas ideias? Compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais e mostre que sua empresa está por dentro das tendências atuais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.