Será que é a hora de aumentar a equipe? Saiba como avaliar

Sua empresa atualmente tem se caracterizado por filas de clientes, demandas atendidas fora do prazo e funcionários sobrecarregados? Se esse tipo de cenário é frequente em seu empreendimento, é o momento de avaliar a necessidade de novas contratações.

Mas como saber exatamente quando aumentar a equipe? Acompanhe este texto e conheça alguns fatores para considerar e perceber que é chegada a hora de aumentar o quadro de funcionários. Confira!

Os funcionários realmente não estão atendendo a demanda

Você tem reparado que a sua empresa está frequentemente com uma quantidade de clientes maior do que o normal? Tem percebido que o atendimento feito pela equipe atual está adequado, no entanto, clientes esperam demais para serem atendidos? Então, estes são indícios de que sua empresa deve fazer contratação de mais colaboradores.

O aumento da demanda por serviços e produtos não deve ser ignorada. E muito menos deve-se sobrecarregar a atual equipe de trabalho, pois isso tende a decair a qualidade do atendimento. Reconheça que é preciso contratar, nem que seja temporariamente, mais funcionários.

Há excesso de horas extra

De maneira esporádica é normal contar com uma hora extra de um funcionário para dar conta daquele trabalho mais urgente. Porém se isso começa a ser mais frequente, é hora de parar e considerar a ampliação da equipe.

Até porque o que você gasta com o pagamento de horas extras pode ser investido em um novo funcionário. Além disso, as horas extras de maneira habitual comprometem o rendimento e a saúde física e mental do trabalhador. Prefira contratar uma nova pessoa e perceba a mudança positiva na produtividade da equipe.

Existem gargalos nos fluxos de processos da empresa

Você tem reparado que ultimamente os prazos não estão sendo cumpridos? Bom sintoma de que a contratação de novos colaboradores é necessária. Isso porque deve haver funcionários acumulando tarefas que muitas vezes não são da competência dele para dar conta das entregas e compromissos.

Como cada função e carga horária devem ser rigorosamente delimitadas, aquele funcionário que eventualmente cumpre tarefas além do previsto criará um efeito dominó nos processos da empresa. Este é o momento de contratar mais colaboradores para equilibrar as funções da empresa.

Existe a perspectiva de novos negócios

Você pensa em abrir uma nova filial, oferecer um novo produto ou serviço? Então, vai ser preciso ampliar a equipe. Quando se abrem as perspectivas para novos negócios, muitas vezes o quantitativo atual de funcionários não vai dar conta do recado.

Além disso, novas cargos provavelmente deverão ser criados. Afinal, com a expansão da empresa é possível que outros conhecimentos e especialistas sejam necessários para atender aos novos desafios da organização.

Esses foram alguns sinais que demonstram quando aumentar a equipe. É importante que um rigoroso planejamento empresarial seja realizado antes de qualquer contratação. Afinal, é preciso ter dinheiro no caixa para admitir a quantidade adequada de funcionários sem comprometer a empresa com dívidas.

E aí, tem enfrentado problemas de alta rotatividade de funcionários na sua empresa e quer dicas para lidar com isso? Aproveite e confira mais um de nossos posts: Alta rotatividade de funcionários? Saiba como motivar sua equipe!

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.