Como o benchmarking pode beneficiar seu negócio?

O benchmarking é um tipo de estratégia aproveitada na gestão empresarial, cujo objetivo é melhorar as práticas e atingir resultados mais satisfatórios a partir da análise da concorrência.

Não é simplesmente uma espécie de “espionagem”. Ou seja, observar os preços e as táticas praticadas no mercado específico em que atua e usá-los também em sua empresa, nem imitar as estratégias adotadas nas empresas que têm sucesso.

Agir assim não promoveria um diferencial competitivo interessante. Aquela postura tem como alvo manter a empresa atualizada, apontando o que pode ser mudado em seu planejamento e execução, de maneira a oferecer ganhos reais no desempenho.

Veja como o benchmarking pode efetivamente impulsionar seu negócio!

Aperfeiçoe seus objetivos estratégicos

A observação adequada da concorrência pode oferecer base para um importante ponto: a comparação entre os objetivos estratégicos usados por sua e por outras empresas diferentes, especialmente as empresas que vêm mantendo destaque no mercado.

O benchmarking, nesse sentido, pode ser usado mesmo considerando empresas que não são concorrentes diretas de seu negócio. Empresas que atuam em áreas diferentes sempre têm muito o que ensinar e aprender com as outras.

A comparação de objetivos estratégicos permite ao gestor aprender como outras organizações se organizam e solucionam suas demandas.

Identifique as melhores oportunidades

No benchmarking clássico, ou predominantemente competitivo, a finalidade principal da observação da concorrência é identificar áreas de oportunidade, descobrindo o que as outras empresas possuem que a sua ainda não tem.

Descobrir essa resposta poderá te ajudar a traçar uma boa estratégia para ampliar sua participação no mercado.

Considere a possibilidade de melhorar o controle de qualidade, as técnicas de produção, a gestão de estoque e outras coisas.

Analise se você está investindo corretamente seus recursos

Vale a pena estudar como outros gestores e empreendedores na sua área de atuação estão investindo seus recursos. Após isso, você poderá comparar com as soluções que você tem na sua organização.

Essa análise de alocação de recursos permite responder questões como:

  • As outras empresas têm mais ou menos funcionários?
  • Sua empresa está alocando recursos nas mesmas áreas que as outras empresas?
  • Essas empresas investiram mais em TI e equipamentos modernizados?
  • Elas estão gastando mais dinheiro no setor de marketing?

E muitas outras perguntas relacionadas.

Entenda melhor as necessidades de quem compra com você

Um dos alvos de qualquer empresa é agradar ao máximo o cliente, já que sem ele a empresa não pode sobreviver. Aplicando corretamente o benchmarking, você poderá identificar melhor o que o consumidor-alvo de seus produtos/serviços realmente deseja.

Elaborar a proporção de vendas representadas pelos clientes possibilita ter uma noção extra dos níveis de serviço oferecidos.

Da mesma forma, avalie a quantidade de reclamações recebidas e o tempo dispendido para cumprir uma operação de atendimento, principalmente o fechamento do pedido.

Calcule adequadamente os custos e sua margem de lucro

Com a ajuda do benchmarking, pode-se fazer uma análise de custos de diferentes maneiras. Poderá, por exemplo, comparar seus gastos contra as normas da indústria (contas de serviço público, salários dos empregados, custos de pesquisa/desenvolvimento). Destacando áreas onde esses custos são mais altos que nas concorrentes, é possível traçar uma estratégia de economia.

Talvez sua empresa encontre dificuldades no transporte e armazenagem, gastando muito com essas etapas. Analise como outras empresas, principalmente as de maior porte, fazem para resolver seus problemas mesmo lidando com uma quantidade muito maior de produtos — é possível que muitas estratégias usadas por elas possam ser aplicadas em seu negócio (as grades empresas mantêm-se competitivas principalmente por fazerem uso de técnicas mais econômicas e eficientes).

Calcule sua margem de lucro bruto e de lucro líquido e compare com as margens aproximadas de outras empresas. Esse cálculo indicará até que ponto sua empresa está realmente ganhando com as vendas. Essa análise também permitirá uma precificação mais satisfatória.

Já está usando o benchmarking em sua empresa? Já usufrui dos benefícios citados no post? Aproveite para deixar seu comentário!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.