Auditoria interna: como usá-la para aumentar a eficiência e reduzir custos?

A auditoria interna é uma das soluções estratégicas que traz mais resultados para as empresas. A sua função é de avaliar a situação do negócio, mapeando as estratégias atualmente adotadas e analisando quais ações podem ser tomadas para melhorar a performance e os resultados do negócio.

Neste artigo, você vai descobrir como utilizar a auditoria interna como ferramenta de avaliação, planejamento e melhora na eficácia dos processos utilizados no âmbito da gestão, trazendo resultados que impactam não só nas rotinas internas, como no posicionamento da empresa no mercado. Confira!

Abordagem na eficácia a eficiência das operações internas

O segredo dos resultados trazidos na condução de uma auditoria interna é a abordagem que será feita pelos auditores. A realização do trabalho deverá levar em consideração o objetivo final a ser alcançado com a análise do negócio.

Dessa forma, quando utilizada com o foco de aumentar a eficiência e reduzir os custos, a abordagem deverá levar em consideração a eficácia e a eficiência das operações internas. O trabalho realizado pelos auditores, assim, avaliará as rotinas, o aproveitamento adequado do tempo, os resultados alcançados a curto, médio e longo prazo, as despesas desnecessárias e essenciais, entre outros aspectos relacionados ao resultado final das práticas internas.

Sistema de integridade financeira e operacional

Uma das grandes dificuldades dos empresários está na gestão de resultados, focada na manutenção da integridade financeira e operacional do negócio. As inúmeras variáveis relacionadas ao funcionamento de um negócio dificultam a adoção de estratégias que alcancem 100% de aproveitamento operacional e tragam resultados financeiros sem nenhuma parcela de perda pecuniária.

Dessa forma, a auditoria interna pode ser realizada no sentido de auxiliar a empresa na adoção de práticas estratégicas que visem melhorar os resultados financeiros, diminuindo as parcelas de perdas relacionadas à má gestão ou ao desconhecimento de informações sobre o negócio.

Ainda, os resultados obtidos por meio de auditoria visam auxiliar o empreendedor ou gestor na avaliação do sistema operacional da empresa, trazendo soluções que visem melhorar os resultados nessa área.

Confiança e satisfação das equipes

Uma boa auditoria interna, realizada por profissionais preparados, traz, também, resultados dentro das equipes que integram a empresa.

Os colaboradores enxergam, nesse tipo de prática, uma preocupação da empresa com os resultados e até mesmo um incentivo na melhora das estratégias de trabalho dos diversos departamentos envolvidos.

Vale lembrar que essa ideia é compartilhada pelas equipes quando a empresa toma o cuidado de orientar, esclarecer e preparar os colaboradores para o trabalho de auditoria. Por isso, para atingir esse resultado, tenha em mente que é essencial contar com a assessoria de profissionais capacitados e altamente qualificados para a condução do trabalho de auditoria interna.

Previsibilidade e preparo no trato de situações de instabilidade e crise

Pode-se afirmar que o principal resultado buscado pelas empresas e trazidos pela adoção de uma auditoria interna é a possibilidade de prever situações de risco que possam impactar no negócio.

Assim, esta acaba sendo uma das principais características do trabalho de auditoria interna: a possibilidade de prever situações de instabilidade, garantindo que a empresa esteja previamente preparada para o trato dessas circunstâncias. Isso garante estabilidade e planejamento, o que diminui o risco financeiro e até mesmo a possibilidade de inviabilizar um negócio em razão da falta de preparo.

Agora que você já sabe como usar a auditoria interna estrategicamente, curta a página da Incont no Facebook e fique por dentro de conteúdos contábeis e estratégicos voltados para a gestão eficiente do seu negócio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.