Lean Startup: o que é e como aplicar na sua empresa?

Começar um novo negócio sempre foi um processo arriscado. Seja para pequenas empresas, startups ou até mesmo quando a intenção é apostar em uma companhia já consolidada.

Entretanto, atualmente alguns mecanismos têm ganhado destaque no âmbito do empreendedorismo, que vêm se mostrando capazes de reduzir os riscos no momento de se criar uma empresa.

Neste artigo, traremos informações sobre como o lean startup pode ser um forte aliado.

Qual o significado de lean startup?

A palavra Lean pode ser traduzida como “enxuto”, e o seu conceito foi introduzido ao mundo industrial no Japão, em um momento em que as fábricas precisavam criar diante da escassez de recursos, ficando conhecido como lean manufacturing.

O lean startup ou startup enxuta é um método bastante conhecido no meio das empresas de tecnologia e o seu fundamento basilar é impulsionar os negócios de forma simplificada, eliminando desperdícios e produzindo de maneira eficiente.

O método se desenvolve a partir do Produto Mínimo Viável — PMV, um modelo simplificado do que se busca comercializar no mercado, feito com baixo custo, no menor tempo possível, apresentando funcionalidades razoáveis e hipóteses capazes de definir bem o cliente e o valor dessa criação.

O diálogo com os consumidores traz o equilíbrio vital entre produzir economizando recursos e gerar algo de valor significativo.

Quais as suas características?

São três as características principais desse sistema:

1. Mapeamento das hipóteses

Não é recomendado reunir muitos esforços com pesquisas ou planejamento. O que você precisa é sintetizar suas ideias principais e esquematizá-las em um mapa, pois a qualquer momento pode ocorrer alguma situação que colocará todo o seu plano de negócios por água a baixo e seu esforço será perdido.

2. Desenvolvimento com o cliente

Significa testar as suas hipóteses diretamente com o público-alvo. A empresa deve ir de encontro aos seus consumidores, levando um protótipo do seu produto, para que os ajustes da peça final atendam às exigências do mercado.

3. Desenvolvimento ágil

É uma característica diretamente ligada ao desenvolvimento com o cliente, em que a produção vai sendo refinada de acordo com as respostas obtidas na interação com os compradores.

O lean startup pode ajudar na obtenção de recursos?

Tudo o que um investidor procura é um negócio de pouco risco e que gere bastante lucro.

O uso desse modelo poderá ajudar os empreendedores na conquista de pessoas interessadas em injetar capital no seu negócio por se tratar de um modelo democrático, no qual o produto final é um melhoramento das hipóteses que já tiveram uma aceitação; além da forma eficiente de gestão.

Quem deve utilizá-lo?

Embora, a priori, o lean startup tenha se desenvolvido para auxiliar no aceleramento de produção do setor de tecnologia, seus conceitos são totalmente válidos para quem desejar criar uma pequena empresa, de diferentes nichos.

Isso porque, independentemente do ramo do negócio, as pequenas empresas também enfrentam as dificuldades de angariar recursos, de o seu produto conquistar espaço no mercado, necessidade de estar sempre inovando; de maneira que o uso dessa metodologia, aliada a outros conhecimentos, impulsionará um crescimento de forma eficiente.

O lean startup é um método recente que, apesar de vir ganhando adeptos nos últimos tempos, ainda é observado com certo receio por alguns empreendedores pelo fato de serem poucas as referências práticas.

Gostou de saber como funciona o método lean startup? Siga nossas redes sociais — Facebook, Twitter, LinkedIn — e informe-se a respeito de outros temas interessantes!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.