Entenda os benefícios do planejamento patrimonial e societário

Alguns assuntos importantes nas organizações são mantidos na gaveta por serem extremamente delicados. Muitos empresários deixam de falar com seus sócios sobre temas legais, como divisão da sociedade, justamente pelo receio de parecerem desconfiados, e o mesmo ocorre com familiares em questões de divisão de patrimônio.

No entanto, estas abordagens são fundamentais para uma relação transparente e o futuro do negócio. Por isso, neste artigo explicaremos sobre um tema que ainda gera muitas dúvidas entre empresários: os benefícios do planejamento patrimonial e societário. Confira!

Em que consiste o planejamento patrimonial e societário?

Amigos e família por um lado, negócios à parte. Sabemos que, muitas vezes, é extremamente difícil separar a relação familiar e de amizade dos negócios. Porém, não é apenas o lucro que garante a longevidade de uma companhia, mas as relações entre os envolvidos e os processos de mudanças corporativas.

Neste contexto, o planejamento patrimonial consiste em um conjunto de medidas legais e preventivas que visam proteger e organizar o patrimônio (no caso, a organização), de forma que auxilie nos processos de sucessão.

Já o planejamento societário tem o mesmo objetivo, porém em relações entre sócios. Estas medidas são fundamentais para garantir a administração e uma eficiente governança corporativa.

Quais os benefícios do planejamento patrimonial e entre sócios?

1. Auxilia a entender como será a dinâmica da organização

Planejar, independentemente da natureza, auxilia uma companhia a definir sua direção.

Por isso, deixando os aspectos legais de lado, apenas o exercício de colocar no papel questões relacionadas às funções administrativas, cargos, formas e condições de dissolução parcial da sociedade (como a saída de sócios) e formatos de sucessão empresarial já é extremamente positivo para o diálogo entre sócios e o pacto inicial desta nova sociedade.

2. Ajuda a enfrentar as incertezas do futuro

Infelizmente, qualquer negócio está vulnerável às mudanças indesejadas e imprevistos. São diversos os acontecimentos que não podemos evitar e, se ocorrerem, podem transformar um negócio e mudar radicalmente seu rumo, como desentendimentos, divórcios, dívidas de sócios e até falecimentos.

Tais situações pegam qualquer empresário desprevenido, mas se já existirem direcionamentos, é possível evitar conflitos e efeitos devastadores envolvendo questões de patrimônio e sociedade.

Sendo assim, o principal motivo de realizar um planejamento deste estilo é, justamente, evitar que empreendimentos e empresas recém-criadas fiquem à mercê da sorte e das relações afetivas entre sócios.

3. Facilita nos aspectos tributários

Como se todos os motivos citados anteriormente não bastassem, aqui vai mais um: a forma como a divisão de patrimônio e da sociedade está formada pode impactar diretamente em questões fiscais e de desempenho corporativo, como a categoria do regime tributário que a organização vai se enquadrar.

Um exemplo seria a escolha equivocada de estruturação que impedisse de se enquadrar em regimes como Microempresa (ME) ou Pequena Empresa (EPP) e, ao mesmo tempo, inviabilizando a opção Simples Nacional.

Por todos os motivos mencionados, recomendamos que você converse com seu sócio e, juntos, procurem um advogado ou uma consultoria contábil e empresarial. Não deixe para depois este planejamento tão fundamental para o futuro de sua organização.

Agora que você já sabe todos os benefícios do planejamento patrimonial e societário, recomendamos que leia e conheça também os tipos de planejamento estratégico, tático e operacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.