Veja 7 maneiras de obter financiamento para abrir uma empresa

Para quem deseja começar um negócio ou precisa de um estímulo econômico para ele se desenvolver, umas das dificuldades encontradas é a escassez de recursos financeiros. Contudo, saiba que você, empresário, pode recorrer a linhas de financiamento para abrir uma empresa.

São diversas as modalidades de empréstimos disponíveis no mercado, mas antes de qualquer decisão é preciso identificar a real necessidade de capital, criando um roteiro de negócios detalhado, com todas as metas estipuladas e um planejamento de gestão.

No post de hoje, destacaremos algumas formas de conseguir capital para executar os seus projetos. Acompanhe!

1. Empréstimo pessoal

É a modalidade indicada para quem não tem outra forma de conseguir capital para montar o seu negócio. Apesar da taxa de juros ser alta é possível um parcelamento maior, diluindo inclusive os juros nas parcelas.

2. Capital de giro

Trata-se de uma espécie de crédito que se assemelha ao cheque especial. A diferença aqui é que o capital de giro se restringe às pessoas jurídicas e o percentual de juros é menor. É uma ótima escolha para quem recebe muitos cheques pré-datados ou necessita de muita matéria prima. A sistemática é pegar uma determinada quantia e restituir posteriormente.

3. Cartão BNDS

É uma modalidade de empréstimo que permite parcelamento em até 48 vezes. Com essa alternativa você poderá comprar determinados bens móveis para sua empresa, e contar com juros bem vantajosos.

4. Microcrédito

Embora não seja uma forma de crédito muito conhecida, o microcrédito tem ganhado popularidade entre os empreendedores de pequenos negócios. Isso se deve às facilidades que o modelo proporciona, pois tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas podem se beneficiar, o parcelamento é em prazo razoável (24x), e os juros estão em torno de 0,65% ao mês.

5. Incentivos governamentais

O Governo Federal oferece um incentivo aos microempreendedores, conhecido como Programa Crescer, cuja intenção é facilitar ao acesso ao crédito, suprindo as necessidades de capital de giro e equipamentos.

Podem se beneficiar as pessoas físicas e jurídicas com faturamento de até R$ 120 mil por ano. As condições estabelecidas variam conforme o banco, mas em regra a taxa de juros é de 0,64% ao mês. Não incide na operação o Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, e o parcelamento pode ser feito entre 4 e 24 meses.

6. Agências de fomento

As agências de fomento são instituições financeiras que não podem ser confundidas com os bancos. Seu objetivo principal é apoiar micro, pequenos, médios empreendedores, e profissionais autônomos, determinados a alavancar seu empreendimento por meio de linhas de crédito mais baratas e favoráveis.

A concessão do crédito, fica condicionada ao alinhamento dos objetivos do negócio com as necessidades do Estado, que prioriza os setores considerados estratégicos para o desenvolvimento regional.

7. Economia colaborativa

É um jeito inovador de arrecadar fundos por meio de um financiamento coletivo. Significa que as pessoas que se interessaram pelo seu projeto podem contribuir economicamente para que ele ganhe vida. Cada um colabora com a quantia que lhe for conveniente, e como recompensa poderão receber alguns mimos da sua empresa.

O primeiro passo antes de contratar financiamento para abrir uma empresa é elaborar um planejamento em que fique explícita a viabilidade do seu projeto. Coloque no papel o seu plano de negócios, apresentando os produtos ou serviços que serão oferecidos, e as projeções de mercado.

Gostou das alternativas de financiamentos para o seu negócio? Siga nossas redes sociais — TwitterFacebookLinkedIn e aproveite outras dicas para gerir seu empreendimento!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.