Como funciona a formação de preços para PMEs?

Pequenos e médios empresários, quando abrem suas empresas ou lançam um novo produto, precisam tomar importantes decisões relacionadas ao mercado. Um dos grandes desafios desses profissionais é entender como funciona a formação de preço para PMEs.

São diversos fatores que devemos considerar no momento da precificação. Cada empresa tem suas particularidades e, além de tudo, encontramos uma série de modalidades para armar preços. Todos esses fatores tornam a tarefa ainda mais árdua.

Pensando nisso, neste artigo, selecionamos algumas dicas e sugestões de formação de preços que podem ser utilizadas em sua empresa. Confira:

Aposte na precificação por custos

Uma das formas mais simples de calcular o preço de um produto ou serviço é pela estratégia de precificação por custos. O preço deverá ser calculado após um levantamento de todos os custos da empresa – considerando desde os gastos para colocar o negócio funcionando, como abertura de empresa e equipamentos, até possíveis juros de empréstimos ou financiamentos.

Lembre-se de considerar o salário dos funcionários, impostos, aluguel, contas de água e internet, valores destinados à área de marketing e muitos outros. Seu preço final precisará ser suficiente para cobrir todos os gastos e formar uma margem de lucro rentável.

Aplique o pensamento reverso na formação de preços para PMEs

Em alguns casos, sabemos que é complexo o exercício de levantar todos os custos, ter um preço competitivo e, além disso, manter uma boa margem de lucro. Por isso, muitos empresários de sucesso optam pelo “pensamento reverso”. O processo funciona exatamente ao contrário da precificação por custos.

O primeiro passo consiste em um criterioso estudo de mercado. Durante esta pesquisa, identifica-se o preço aplicado pela concorrência e os diferenciais de determinado produto em relação aos demais. Ele tem algum grande diferencial? Então provavelmente será mais caro.

A lógica também vale para a situação reversa: se a entrega da concorrência for melhor, é interessante criar esse diferencial competitivo, que muitas vezes está no melhor preço.

Lembre-se: o preço posiciona o seu produto e a sua empresa. É estratégico manter uma boa relação entre custo e benefício, porém, se o seu produto for muito superior ao da concorrência pela metade do preço, mesmo investindo em comunicação, geralmente será difícil que seus clientes acreditem.

Agora que você já estabeleceu seu preço de venda, precisa identificar quanto gastar na produção para obter uma boa margem de lucro.

Não deixe de calcular seu Retorno sobre Investimento (ROI)

Agora que você já determinou seu preço, o próximo passo é certificar-se de que esse número é o correto e sustentável para o seu negócio. Desta forma, será preciso identificar quando será o retorno do seu investimento (o famoso ROI).

Para calcular o ROI, você precisará criar uma projeção de vendas do seu produto ou serviço em um determinado período de tempo. Com essa projeção e os custos fixos e variáveis de sua empresa, você estará pronto para calcular seu ROI.

Saiba se seu preço é competitivo

Nem sempre é interessante repassar os gastos para o cliente, por isso é preciso rever internamente como barateá-lo.

Caso você tenha realizado a precificação dos seus produtos ou serviços e tenha percebido que o resultado não é atrativo comparado à concorrência ou pela baixa margem de lucro, tente diminuir os seus gastos fixos ou converse com seus fornecedores para tentar melhores acordos. Não desista!

Agora que você já sabe como funciona a formação de preços para PMEs, descubra 4 práticas que dificultam o crescimento empresarial e continue melhorando suas estratégias!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.