Pesquisa de mercado: veja como conduzir uma para sua empresa

Os empreendedores de primeira viagem geralmente acumulam muitas funções nos primeiros anos de vida do novo negócio. Desse modo, é comum que se tornem não apenas sobrecarregados, mas também percam a certeza sobre o negócio estar alinhado ao seu propósito.

Para descobrir se você está no caminho certo, uma boa opção é realizar uma pesquisa de mercado. Elas permitem que você conheça a percepção do seu público acerca dos seus produtos e descubra novas oportunidades de negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como conduzir uma pesquisa de mercado para sua empresa, quais métodos devem ser usados e como fazer levantamentos qualitativos e quantitativos. Para saber mais, continue a leitura!

Tipos de pesquisa de mercado

Uma pesquisa primária serve para coletar informações sobre os resultados de vendas e medir se as ações de marketing estão sendo eficazes. Esse tipo de pesquisa pode ser feito por meio de entrevistas por telefone, pessoalmente, ou mesmo usando as redes sociais.

Já as secundárias analisam dados que foram originalmente publicados por instituições de pesquisa renomadas e confiáveis. Essas pesquisas podem ser usadas como referências para identificar os concorrentes do seu negócio e localizar alvos mais segmentados para atuação.

Metodologias e diferentes formas de coletas

As pesquisas de mercado podem ser classificadas como qualitativas e quantitativas, dependendo da metodologia utilizada.

As quantitativas são usadas na busca por resultados estatísticos que cheguem a uma conclusão a partir de uma hipótese específica. Em geral, essa metodologia é usada para grandes números de entrevistados e seguem um roteiro fechado. Alguns exemplos de pesquisas quantitativas são os questionários e as enquetes.

As qualitativas utilizam um roteiro aberto, com respostas amplas. E, por isso, normalmente são usadas em grupos menores de entrevistados. Para esse caso, os exemplos são as entrevistas em profundidade com os grupos focais.

As duas metodologias são significativas para as empresas, principalmente as startups, que precisam avaliar como os seus produtos e serviços estão sendo recebidos pelo seu público-alvo.

Armadilhas das pesquisas

Os novos empreendedores devem ficar atentos para não cair em armadilhas nas pesquisas de mercado, analisando os resultados de forma enviesada. Apesar de muitos negócios utilizarem novas tecnologias, as redes sociais não devem ser a única forma de coleta das pesquisas — um erro que acontece com frequência.

Outro equívoco que pode atrapalhar os resultados é fazer pesquisas apenas com conhecidos. Grupos homogêneos podem camuflar a real aceitação do produto ou serviço, gerando resultados não confiáveis.

Vale ressaltar que as pesquisas de mercado, quando bem feitas, têm a capacidade de oferecer aos empreendedores uma visão estruturada do mercado. Por outro lado, erros na pesquisa podem resultar em estratégias ineficientes, colocando o negócio em risco.

Ao realizar a pesquisa de forma correta, as empresas conseguem descobrir o que os clientes querem, acreditam ou necessitam. Com isso, é possível determinar qual é a melhor forma de oferecer o seu produto.

Gostou de saber como conduzir uma pesquisa de mercado pra sua empresa? Então siga as redes sociais da Incont  TwitterFacebook e LinkedIn — para continuar por dentro de assuntos como esse!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.