PMEs: 4 práticas que dificultam o crescimento empresarial

A realidade de uma PME não permite que os gestores cometam inúmeras falhas de gerenciamento, pois compromete o funcionamento do negócio, freia o crescimento empresarial e, em alguns casos, pode resultar até em falência.

Muitos empresários entendem muito sobre o processo de produção e acreditam que isso seja o suficiente para tocar um empreendimento. Porém, a falta de conhecimento sobre os demais procedimentos organizacionais pode levar um negócio ao fracasso.

Se você possui uma PME e não quer errar no gerenciamento da sua organização, confira quais são as 4 falhas mais comuns e que mais comprometem o crescimento empresarial. Acompanhe!

1. Desorganização financeira

A organização financeira é fundamental para a longevidade de uma empresa e para o funcionamento do negócio. Mesmo com sua importância, muitos empreendedores de PMEs ainda falham no gerenciamento financeiro.

Um dos erros mais cometidos nesse tipo de gestão é misturar o capital da empresa com o dinheiro dos sócios. O ideal é definir uma retirada mensal, como se fosse um salário, para cada sócio para não correr o risco de retirar mais do que deveria e para poder alocar o resto do lucro para o crescimento da organização.

Outro exemplo de falha muito cometida é a desorganização com a contabilidade do negócio. Normalmente motivado pela falta de conhecimento do gestor, uma contabilidade mal feita resulta no pagamento errôneo de alguns tributos e juros.

2. Falta de plano de negócios impede o crescimento empresarial

O plano de negócios serve como um direcionador das ações da empresa, principalmente no que diz respeito ao investimento. Na tentativa de poupar tempo ou pela dificuldade em elaborar esse planejamento, essa questão é muito negligenciada pelos gestores.

O plano de negócios deve ser feito antes da abertura do empreendimento. É nesse momento que são definidos os objetivos, missão, valor, investimentos que precisam ser feitos, análise da concorrência, mapeamento do capital disponível e outros.

Além disso, é muito utilizado para nortear decisões de investimento, reestruturação, contratação de pessoas, desenvolvimento de produtos, metas de produção, etc. Sem esse plano, os gestores não conseguem tomar decisões estrategicamente corretas.

3. Equipe desmotivada

Ter pessoas comprometidas e motivadas em sua equipe é fundamental para o crescimento da sua PME. Contudo, devido à preocupação com os processos organizacionais e atendimento ao cliente, é muito comum que o gerenciamento dos recursos humanos seja deixado de lado.

A falta de atenção aos colaboradores reflete negativamente nos indicadores da empresa e freiam o desenvolvimento da organização, influenciando diretamente no atendimento ao cliente, na rotatividade, absenteísmo, produtividade e demais fatores.

4. Falta de investimento em tecnologia

Uma empresa precisa investir em tecnologia para conseguir gerar valor ao cliente, fortalecer a marca, melhorar os processos internos e auxiliar a tomada de decisões. Atualmente existem diversas opções de investimento que cabem no bolso de qualquer PME.

Faça uma pesquisa de mercado e procure entender quais são as necessidades e deficiências de sua empresa para conseguir encontrar uma tecnologia que ofereça o melhor custo/benefício.

Se mesmo com as dicas e explicações que demos nesse artigo você ainda se sente inseguro para gerenciar sua PME, a contratação de uma consultoria contábil e empresarial é uma excelente solução.

Para saber mais a respeito de gerenciamento de empresa e outros fatores que levam ao crescimento empresarial, assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.