4 práticas para melhorar o gerenciamento de tempo em startups

Já diz o velho ditado: “Tempo é dinheiro”. No mundo das startups, isso se aplica de forma muito clara, pois tanto tempo como dinheiro são recursos escassos. Quando estamos iniciando um novo negócio, precisamos otimizar tudo o que temos ao nosso alcance para conseguir fazer mais com menos. É aí que entra o cuidado com o gerenciamento de tempo.

Um empreendimento que procura administrar bem o tempo desde o início tem melhores resultados em todos os sentidos. As tarefas do dia a dia são cumpridas de forma organizada, a produtividade aumenta e a cultura da empresa se desenvolve de forma positiva, refletindo na produção e no faturamento.

Por isso, separamos as 4 melhores práticas para melhorar o gerenciamento do seu tempo, a fim de que você e sua empresa possam potencializar suas ações.

1. Para um bom gerenciamento de tempo, mantenha o foco

Uma das coisas que mais auxilia na gestão do tempo é que todos estejam trabalhando com o pensamento alinhado em um mesmo foco. Por isso, defina qual é a missão, visão e valores da sua empresa e procure estruturar suas metas todas relacionadas a esses princípios.

Você vai perceber que manter a equipe integrada e focada pode evitar discussões desnecessárias e retrabalho, ganhando um tempo precioso.

2. Organize-se

A organização é a chave para a otimização do tempo. Manter cada coisa em seu lugar evita perder tempo procurando. Criar processos específicos para cada área evita que se perca tempo pensando sobre o que fazer.

Você pode começar organizando as pastas de documentos no seu servidor ou na nuvem, para que todos consigam ter acesso rápido aos materiais úteis da empresa.

Com o tempo, você vai perceber que organização se torna um hábito que pode ajudar muito a sua startup a crescer.

3. Promova reuniões rápidas e produtivas

São poucas as coisas que se tornam mais desgastantes em um dia de trabalho do que uma reunião demorada e improdutiva. Para evitar isso, procure definir a pauta e encaminhar para os participantes com antecedência, permitindo que todos saibam o que será tratado no encontro. Determine um tempo para discussão de cada tópico e peça a todos que se atenham àquele assunto durante o período.

Para finalizar, liste um plano de ação pós-reunião, alocando as tarefas certas para as pessoas certas, datas de entrega e recursos necessários.

4. Procure especialistas nas áreas que você não domina

Muitas vezes, investimos tempo tentando organizar, com nossas próprias mãos, algumas áreas da empresa que não dominamos. Isso pode ser bastante arriscado e prejudicial, pois podemos acabar gastando mais do que temos, sem alcançar os resultados desejados.

A área financeira é uma das mais complicadas e que mais necessita da ajuda de uma consultoria. E é por isso que se tona tão necessário saber a importância de se contratar serviços de contabilidade, pois é uma segurança maior para o sucesso do seu empreendimento.

Agora que você já conhece as melhores práticas para potencializar seu gerenciamento de tempo, que tal ficar ligado em mais dicas úteis para o seu negócio? Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades que podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.