4 erros de fluxo de caixa que estão prejudicando sua empresa!

Toda empresa precisa ter um fluxo de caixa bem feito. Isso é importante não somente para manter as contas organizadas, mas também para evitar erros que podem comprometer as finanças a longo prazo.

Por isso, é fundamental conhecer e evitar algumas práticas que reconhecidamente fazem com que empreendedores tenham uma relação ruim com essa parte do negócio.

Sendo assim, confira a seguir 4 dessas práticas e passe a gerir melhor sua empresa com um bom fluxo de caixa. Acompanhe!

1. Não acompanhar as movimentações periodicamente

Muitos gestores tomam conta sozinhos de toda a parte burocrática de seus empreendimentos. Isso acontece não por opção, mas sim por necessidade de economia na empresa. Assim, um dos grandes problemas que acontecem é a falta de critério na atualização do fluxo de caixa.

Até mesmo para poderem se dedicar a outras tarefas, esses empreendedores acabam deixando para fazer essa ação eventualmente, sem critério, e assim acabam perdendo a chance de detectar riscos com antecedência, algo que pode evitar problemas mais sérios.

Para garantir precisão nos registros, o ideal é contar com sistemas de controle financeiro. Com eles é possível, entre outras ações, lançar receitas e despesas.

2. Não definir categoria

Sem separar os gastos por categorias fica realmente difícil saber em que áreas eles estão sendo feitos em exagero e assim, ter condições para agir de maneira precisa no sentido de corrigir eventuais erros.

Um bom fluxo de caixa fornece informações para facilitar a tomada de decisões, e isso depende do nível de detalhamento que só será possível atingir a partir da separação dos gastos por categorias.

3. Lançar valores antes de sua entrada

Imagine a seguinte situação: você acerta a compra de determinada máquina ou peça para sua empresa e quando vai verificar no caixa, percebe que não terá o dinheiro para pagar.

O que aconteceu? Provavelmente você errou o cálculo porque em algum momento considerou um dinheiro que ainda não entrou e acabou se perdendo nas contas.

Isso acontece muito quando gestores lançam valores que ainda não entraram. Algumas vezes, as empresas vendem de maneira parcelada, por exemplo, e os gestores consideram o valor total.

É preciso garantir que somente os pagamentos à vista entrarão na planilha de controle do fluxo de caixa, cabendo aos demais serem lançados somente no momento em que estiverem disponíveis.

4. Não buscar modernizar suas ferramentas

Uma planilha de fluxo de caixa tem seu charme, mas em tempos modernos é preciso pensar em ferramentas capazes de oferecer algo a mais para sua empresa.

Recursos capazes de melhorar o grau de detalhamento das informações e lidar com elas de maneira mais clara, pode fazer o gestor ganhar tempo e tomar melhores decisões.

Assim, nada melhor do que contar com recursos de gestão de caixa. Por meio de ferramentas de Business Inteligence é possível obter benefícios para aprimorar o fluxo de caixa de sua empresa, integrando dados e aperfeiçoando os processos.

Fluxo de caixa: garanta benefícios para sua empresa!

Com um controle eficaz do dinheiro de sua empresa é possível alcançar melhores resultados.

Muito além de servir para estimar ganhos e perdas no fim do mês, o fluxo de caixa é útil para outras finalidades, como o cálculo do capital de giro, a definição de datas, além da previsão de pagamentos e recebimentos. Isso permite melhores condições para tomadas de decisão e planejamento seguro.

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.