Como escolher um profissional de Contabilidade ideal para seu negócio?

Em meio a tantas responsabilidades que surgem com a abertura de uma empresa, a gestão contábil do negócio pode ser uma grande dor de cabeça. Porém, há como evitar que mais esse serviço árduo e burocrático caia sobre você: basta contratar um profissional de contabilidade.

Por isso, encontrar o contador certo é muito importante! Se você procurar da maneira certa, encontrará um profissional que dará suporte à sua empresa, lhe poupando tempo e dinheiro e até mesmo conseguindo a redução da sua carga tributária. Confira a seguir algumas dicas para escolher o contador ideal para seu negócio!

Peça indicações a pessoas de confiança

Uma das formas mais tradicionais para ter sucesso na contratação de profissionais de qualquer área é através de indicações. Se algum sócio, amigo ou outra pessoa de sua confiança lhe indicou aquele profissional de contabilidade, é porque gosta do serviço e você pode confiar nele.

Mas fique atento! Se a empresa da pessoa que o indicou é de um ramo ou porte muito diferente, vale a pena conferir se o contador já trabalhou para empresas parecidas a sua.

Verifique a experiência do profissional de contabilidade

O profissional que contratará dever ter experiência em rotinas contábeis de empresas como a sua. Ele precisa ser capaz de lhe aconselhar a respeito de impostos e outras burocracias.

Por isso, é de grande importância averiguar quanto de experiência esse profissional possui. Peça a ele recomendações das outras empresas para as quais presta serviço, demonstrativos do crescimento de seus clientes e outros documentos que possam comprovar a eficácia de sua consultoria contábil.

Confirme o registro do profissional

Pode parecer estranho pedir a um contador que lhe apresente seu registro no Conselho Federal de Contabilidade. Mas, no mundo dos negócios ainda existem charlatões se passando por profissionais. Então, antes que você caia nas mãos da pessoa errada, não custa conferir se o profissional realmente possui a Carteira do Contabilista.

Procure um contador tecnológico

A maioria dos contadores da nova geração são profissionais que se apoiam na Tecnologia da Informação. Utilizam softwares de contabilidade para prestar serviços online aos seus clientes e otimizar as tarefas. Aquela velha história de enviar pilhas de documentos e relatórios ao escritório de contabilidade, carregando-os em malas de rodinha já não existe mais.

Por isso, verifique se o contador que contratará é capaz de resolver a maior parte das burocracias sem que você tenha que ficar de lá pra cá, correndo com papelada para o escritório dele. Além disso, um contador que trabalhe online te dará a opção de trabalhar com um profissional que esteja a quilômetros de distância de sua empresa.

Vá devagar

Mesmo tendo toda cautela possível ao contratar um profissional de contabilidade, há casos em que o empresário pode não ter muita sorte, mesmo que seja uma indicação. Por isso, o ideal é começar passando para o contador pequenas demandas contábeis de sua empresa e não mergulhar de cabeça nessa relação, até que você tenha certeza da qualidade do serviço do profissional.

Agora que você já sabe algumas estratégias na hora de contratar um contador, compartilhe-o com seus contatos em suas redes sociais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.