Gestão financeira empresarial: 5 erros que você não pode cometer!

Dirigir uma empresa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes os gestores definem metas e planos para o seu negócio, mas não conseguem cumpri-los. Pode-se afirmar que, sem dúvida alguma, eles estão cometendo erros no gerenciamento. 

Quando a empresa não tem o desempenho esperado, é sinal de que o modo como as finanças estão sendo conduzidas deve ser revisto. A gestão financeira empresarial é fundamental para o sucesso do empreendimento — e erros nesse processo podem comprometer a saúde financeira e levá-lo ao caos.

Conheça aqui 5 erros que você não pode cometer na gestão financeira empresarial. 

1. Não controlar o fluxo de caixa

Você sabe quanto de dinheiro entrou na conta da sua empresa hoje? E por que entrou? Sabe também qual a quantia que saiu e o motivo? Se você não tem conhecimento dessas informações, sua empresa pode estar em apuros. Controlar o fluxo de caixa permitirá que o empreendedor tenha ciência das contas a pagar e a receber, evitando multas e tarifas indevidas.

A correta gestão do fluxo de caixa lhe fornecerá informações importantes para planejar o futuro de sua empresa com base em informações reais do atual desempenho financeiro. Investimentos, expansão do negócio e todo o processo de crescimento também exige que se tenha um domínio completo sobre o caixa. 

2. Não conhecer o estoque de mercadorias

Outra grande falha na gestão financeira empresarial é não ter o conhecimento do estoque de mercadorias. Saber quais produtos você tem no depósito e por quanto tempo eles permanecem lá é uma das etapas principais de um negócio. 

Esse tipo de informação é extremamente necessária para gerenciar o fluxo de caixa, por exemplo, uma vez que o armazenamento de produtos gera custo, e esse custo deve ser controlado. Além disso, gerenciar o estoque permitirá que você revise o preço de venda do produto, uma vez que este deve considerar, além do custo de produção, o custo de estocagem. 

3. Não ter planejamento financeiro

Toda empresa que almeja um futuro deve ter um bom planejamento para isso. O planejamento financeiro permite que o gestor saiba sempre qual o próximo passo a ser dado para atingir o objetivo proposto, permitindo que a empresa conheça seu público-alvo e seus principais concorrentes.

Uma grande vantagem do planejamento financeiro é permitir que você tenha controle contábil e tributário sobre sua empresa e tenha informações fundamentais para gerir e impulsionar o seu negócio. É válido investir em consultoria contábil e empresarial, facilitando todo esse processo.

4. Não ter um sistema de gerenciamento

Para administrar e monitorar uma empresa, é necessário conhecer os mínimos detalhes de seu funcionamento. Por mais que o empreendedor, muitas vezes, seja o precursor do negócio e trabalhe diariamente na progressão deste, não é garantia de que ele conheça detalhadamente todas as etapas e procedimentos. 

Controlar o fluxo de caixa, monitorar o estoque e gerenciar o planejamento financeiro são algumas das informações imprescindíveis para o sucesso. Um sistema de gerenciamento financeiro pode te ajudar a reter todas essas informações e, através de gráficos e planilhas de desempenho, facilitar todo o processo de controle das suas atividades. 

Além disso, um sistema de gerenciamento fornecerá informações significativas para que o gestor faça uma Gestão de Riscos, ideal para prevenir a empresa de problemas futuros. Pense nisso!

5. Misturar as despesas pessoais com as contas empresariais

Um dos erros mais comuns no mundo do empreendedorismo é misturar as despesas pessoais com as contas empresariais. Muitas pessoas estão acostumadas a utilizarem a conta da empresa para efetuarem pagamentos de despesas pessoais ou realizarem compras. O ideal é estabelecer um valor para o pró-labore e retirá-lo mensalmente, separando assim as duas contas. 

Essa mistura é profundamente prejudicial para sua empresa, pois distorce os extratos e dificulta o controle das finanças. 

Implantar práticas de gerenciamento financeiro empresarial em seu negócio demandará tempo e disciplina, para então chegar ao objetivo esperado. Invista nessa metodologia e veja sua empresa crescer e alcançar as metas propostas.  

Gostou de nossas dicas sobre gestão financeira empresarial? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.