Descubra 5 mitos sobre empreendedorismo

Três a cada quatro brasileiros afirmam que se pudessem escolher, teriam seu próprio negócio ao invés de serem funcionários de alguma empresa. Na prática, no entanto, alguns mitos sobre empreendedorismo desmotivam essas pessoas a executarem suas ideias.

Certamente, são necessários alguns cuidados antes de empreender; porém, grande parte do que é dito sobre o assunto é puro exagero. Confira o que é mito quando o tema é empreendedorismo:

1. É preciso ter muito dinheiro para empreender

É fato que ao abrir uma empresa, alguma reserva financeira pode ajudar no início dos investimentos. No entanto, não são raros os casos de pessoas muito bem sucedidas que começaram seu negócio do zero ou com muito pouco.

É o caso, por exemplo, do ucraniano que criou um dos mais famosos aplicativos de mensagens para smartphones, que hoje tem patrimônio avaliado em bilhões de dólares, porém teve um passado pobre e começou tudo com uma boa ideia. O mercado dos aplicativos e do empreendedorismo digital são ótimos exemplos de que há negócios que não precisam de grandes investimentos para serem começados. 

2. É preciso ser jovem para iniciar um negócio

Esse mito é gerado pelo fato de que, na maioria das vezes, as pessoas jovens assumem mais riscos ao empreenderem, já que têm muito tempo pela frente para recomeçar, caso seja necessário.

Porém, do mesmo jeito, a inexperiência pode fazê-las errarem mais. Por esse lado, a maturidade é um ponto muito positivo para o empreendedor, pois ele tem mais vivência no mercado de trabalho para saber onde deve ou não apostar.

Além disso, é errônea a ideia de que no auge de uma carreira não é possível empreender. Não é necessário pedir demissão para começar seu negócio — ele pode ser apenas um complemento da sua renda, um extra nas horas vagas.

3. Empreendedores nascem empreendedores

Ok, algumas pessoas podem até ter uma aptidão nata para negócios, mas isso não significa que elas são as únicas que podem empreender. É preciso desmitificar a ideia de que é preciso ser um gênio para ter uma startup de sucesso.

O fato é que nem tudo o que é bem sucedido está ligado à uma inovação milagrosa ou altamente tecnológica. Uma proposta de produto ou serviço útil, honesto e acessível é, muitas vezes, a fonte para um empreendimento duradouro e bem aceito pelo público.

Por isso, você não precisa ter nascido empreendedor. O que precisa é aprender a identificar uma necessidade de um público e trazer soluções a ele. Além disso, existem especialistas que podem te ajudar em seu negócio.

4. Empreendedores são seus próprios chefes e não prestam contas a ninguém

A verdade é que ninguém trabalha sozinho. Apesar de desfrutar de mais autonomia, o empreendedor tem pessoas envolvidas em seu trabalho a quem ele certamente tem que dar satisfações. Elas vão desde sócios a colaboradores e clientes.

5. Empreendedorismo é a fonte da riqueza rápida

Motivação a longo prazo é a chave para empreender. Os resultados podem não vir de imediato, mas isso não significa que a empresa está fadada ao fracasso. Tempo e trabalho duro são necessários!

Existem outros mitos sobre empreendedorismo por aí. Você já ouviu falar de mais algum? Comente no post!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.