Quer abrir uma empresa? Saiba como

Abrir uma empresa é o sonho de muitos dos brasileiros. Prova disso é que, mesmo com a crise e o desemprego, no ano passado houve um aumento de 5,3% de negócios criados no Brasil em relação a 2014, de acordo com o Serasa Experian. Ao todo, foram mais de 1,9 milhões de empresas novas. Não é à toa que rankings de instituições renomadas como o Global Entrepreneurship Management (GEM) e o Approved Index nos colocam entre os países mais empreendedores do mundo.

Empreender pode também ser o seu sonho, mas, se for realmente o caso, é importante conhecer um pouquinho sobre a realidade do empresariado nacional. Dados do IBGE apontam que metade das empresas do país vão à falência antes de completarem 4 anos de existência.

Para você, que pretende abrir o seu negócio e não quer engrossar essas estatísticas, conhecimento pode ser uma poderosa arma. Por isso, preparamos esse texto especial, para falar sobre tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa!

Elabore o plano de negócios

O primeiro passo para a criação de uma empresa é a elaboração do plano de negócios. Esse é o primeiro planejamento estratégico da empresa, em que serão definidas questões-chave, como:

  • A missão, a visão e os valores da organização;

  • Os objetivos e metas de longo prazo.

Além disso, é nesse momento que o gestor consegue “testar” a viabilidade da sua ideia, confrontando-a com fatores externos e internos do negócio.

O plano de negócios é importante, ainda, para que o gestor consiga apoio de investidores e instituições financeiras. Na maioria dos casos, é um “documento” importante para a avaliação da concessão de crédito ou para atrair investidores.

Faça pesquisas prévias

Algumas pesquisas são indispensáveis para a abertura do negócio, além daquelas necessárias durante a fase do plano de negócios, como a avaliação da concorrência, o perfil do público-alvo, entre outras.

Primeiramente, você deve descobrir se o nome que você pretende dar à sua empresa não está sendo utilizado por outra organização; essa informação é coletada diretamente na Junta Comercial.

Além disso, é preciso fazer uma consulta prévia na prefeitura da sua cidade para avaliar a disponibilidade do lugar onde você pretende se instalar. Isso porque, em alguns bairros, não é permitida a realização de atividade econômica, em virtude de definições no plano diretor da cidade.

Realize todos os registros

Com a ideia testada e aprovada, é chegado o momento de registrar a empresa e isso inclui obter vários documentos em órgãos oficiais diferentes.

  1. Em primeiro lugar, é preciso elaborar o contrato social do negócio. Esse documento carrega informações indispensáveis, como a composição do capital social, o ramo do negócio, entre outros assuntos.

  2. Depois de assinado por advogado, o contrato social precisa ser registrado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, dependendo do tipo de negócio.

  3. Depois disso, é preciso conseguir o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa) e obter o CNPJ. O registro é feito na Receita Federal. Se você preferir, pode realizar o procedimento no próprio website do órgão.

  4. Depois de concluídas essas etapas, é preciso ir na prefeitura para obter o Alvará de Funcionamento.

  5. Se for contribuinte do ICMS, o registro também precisa ser realizado na Secretaria Estadual.

  6. Por fim, o gestor deve, ainda, se registrar na Previdência Social.

Contrate especialistas na área

Como vimos, o contrato social da empresa precisa ser assinado por um advogado, por isso, é indispensável procurar um profissional capacitado na área, para que nada saia errado. Mas não para por aí. É justamente nas fases iniciais que o gestor precisa realizar todo o planejamento tributário do negócio, por isso, ele deve procurar também a ajuda de um contador.

Todos os trâmites mencionados podem ser acompanhados de perto por esses dois profissionais, aptos a ensinar o passo a passo para a constituição da empresa. Além disso, eles auxiliam o gestor, como consultores, fazendo com que o negócio comece com o pé direito.

Gostou das nossas dicas sobre como abrir uma empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de muito mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.