Saiba como melhorar o fluxo de caixa das pequenas e médias empresas

A boa administração do fluxo de caixa é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa. Controlando corretamente, o gestor ficará ciente de tudo que entra e sai do caixa, de todas as receitas e despesas, pagamentos e recebimentos, lucros e perdas.

Para as pequenas e médias empresas, isso é mais importante ainda, pois a partir desse controle ela poderá desenvolver-se mais, aproveitando e visualizando novas oportunidades de crescimento e evitando grandes prejuízos.

Por isso, confira a seguir algumas dicas valiosas para melhorar o fluxo de caixa!

Agilize o faturamento

Implantar um bom sistema de faturamento em sua empresa facilitará muito sua vida. A emissão de faturas deve ser uma prioridade. Não demore muito a realizar esse procedimento. A demora em realizá-lo é resultado mais de uma falta de organização e disciplina do que realmente de falta de tempo.

Entretanto, isso pode ser resolvido facilmente com um sistema específico ou um funcionário especializado para faturar seus projetos com regularidade. Em caso de projetos longos, faça a negociação antecipada dos pagamentos, evitando-se o acúmulo de valores para o final de seu contrato.

Estimule o pagamento dos clientes

Um bom fluxo de caixa deve priorizar o recebimento de dinheiro, é claro. Ele é uma das molas fundamentais de sua empresa. Portanto, faça promoções e descontos atraentes, que levem o cliente a efetuar compras à vista para pagar menos, ou que levem o cliente a comprar mais e pagar em prazo menor.

O pagamento parcelado é quase uma exigência do mercado atual. Mas isso não impede de o gestor criar boas estratégias para estimular o pagamento à vista e a antecipação de parcelas — ou mesmo o parcelamento, desde o início, em um prazo reduzido. Uma boa tática é anunciar descontos para os clientes que pagarem antes do dia de vencimento ou quitarem seus débitos em menos tempo.

É possível que certas estratégias venham a estimular o pagamento de dívidas muito atrasadas ou até consideradas perdidas. Para estimular a quitação, use a criatividade, valendo até o oferecimento de prêmios e brindes.

Controle bem o seu estoque

Controlar o estoque é outro ponto importante para otimizar o fluxo de caixa de pequenas e médias empresas. Existem 2 formas principais de ter prejuízos com o estoque, atrapalhando o fluxo de caixa:

  1. Estoque vazio: a empresa deixa de vender por falta de produtos, mesmo havendo demanda elevada;
  2. Estoque lotado: a empresa gasta acima dos seus limites financeiros e do que é necessário para atender seus clientes, implicando em gastos excessivos e, dependendo da natureza dos insumos/produtos, em perda de mercadorias — o que significa perda de dinheiro também.

Mantenha controle rigoroso sobre o estoque, adotando, se possível, o sistema just-in-time — produção, compra e transporte de mercadorias somente no tempo exato, ou seja, quando o estoque exigir. Para aplicar esse sistema é necessário um controle muito eficiente para que o estoque esteja sempre suprido.

Evite empréstimos com juros altos

Esse é um erro comum de muitas pequenas e médias empresas. Quando a empresa não tem uma estrutura física e financeira grande deve fazer de tudo para evitar empréstimos bancários ou com agiotas, pois em geral eles embutem juros elevados e até abusivos. Você terá que pagar a dívida e pode ter certeza que, ao longo do tempo, ela só crescerá.

Se precisar de dinheiro, poderá, a princípio, recorrer a empréstimos familiares ou com amigos. Se precisar recorrer aos bancos, consulte as melhores taxas de juros e opções de parcelamento e fique atento para que elas sejam respeitadas.

Já está usando estratégia para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida sua opinião com outros empreendedores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.