Já posso começar a preparar o Imposto de Renda de 2017?

Pouco tempo se passou desde o prazo final para a entrega do IR 2016 e muitas pessoas já se perguntam se podem começar a se preparar para o Imposto de Renda de 2017. Apesar de ainda estar faltando alguns meses para o início do período de declarações, o contribuinte já pode começar a adiantar algumas documentações.

Confira, no nosso post de hoje, de que forma pode ser feita a preparação para a declaração do IR 2017!

Quem declara?

De forma resumida, a Declaração de Imposto de Renda 2017 deverá ser feita pelos contribuintes que tiverem recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 25. 661,70, no ano de 2016. Assim como aqueles que tiveram rendimentos isentos, tributáveis exclusivamente na fonte em valores acima de R$ 40.000,00 ou rendimentos não tributáveis.

Quais documentos podem ser reunidos?

Os informes de rendimentos possuem um prazo até o final de fevereiro para serem entregues pelos bancos e empresas (ou outras fontes de renda). Portanto, ainda não é necessário se preocupar com eles. Contudo, existem outros que já podem começar a ser separados. Entre eles:

Notas fiscais ou recibos de serviços médicos e odontológicos

Todos os comprovantes de gastos com saúde que podem ser dedutíveis já podem começar a ser reunidos. Porém, eles devem contar o CPF ou CNPJ do prestador do serviço, o nome do profissional ou a razão social, o endereço do local, o tipo de serviço que foi prestado, o CPF e nome completo do paciente e o valor que foi cobrado.

Notas fiscais ou recibos de despesas com educação

Quaisquer despesas com educação, seja do contribuinte ou dos seus dependentes, precisam conter o CNPJ e a razão social da instituição. Porém, cursos preparatórios, de idiomas e de extensão não podem ser dedutíveis.

Comprovante de contribuição previdenciária de empregado doméstico

Caso o empregado doméstico possua sua carteira assinada, o contribuinte deve apresentar os carnês do INSS ou os comprovantes online.

Comprovante de pagamento/recebimento de aluguel

Os documentos referentes ao pagamento ou recebimento de aluguel também já podem começar a ser separados.

Além desses, outros documentos também já podem começar a ser guardados. São eles:

  • Comprovante de pagamento de impostos;
  • Comprovante de pagamento de contas de consumo — energia elétrica, água, telefone, internet e celular;
  • Comprovante de pagamento de empréstimos, financiamentos e consórcios;
  • Comprovante de pagamento de condomínio e suas taxas;
  • Notas fiscais ou recibos de serviços realizados por profissionais liberais ou instituições como academias, por exemplo;
  • Comprovante de quitação de faturas de cartões de crédito;
  • Comprovante de pagamento de despesas com hospedagem, alimentação e seguros;
  • Notas fiscais de produtos adquiridos.

Vale lembrar que esses documentos devem ser guardados por um prazo médio de 5 anos — podendo esse prazo ser inferior ou superior. Isso serve para comprovar os dados informados caso o contribuinte caia na chamada “malha fina” na Receita Federal.

Qual a importância dessa preparação antecipada?

Ao começar a separar a documentação mensalmente, o contribuinte consegue se organizar melhor e evita correria na hora de declarar o Imposto de Renda 2017. Além disso, os riscos de se esquecer algum documento ou informar dados equivocados também são menores. Assim, quando chega o momento de declarar, todas as informações já estão em mãos.

Como podemos ver, já é possível, sim, começar a preparação para o Imposto de Renda 2017, organizando mensalmente as documentações utilizadas para comprovação e dedução dos rendimentos e impostos. Isso permite que o contribuinte tenha mais tranquilidade quando o prazo para declaração se iniciar.

Agora você já sabe como se preparar para o Imposto de Renda 2017? Aproveite os comentários e compartilhe suas questões e opiniões conosco!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.