Quando um empresário pode tirar férias?

Sabemos que administrar uma empresa não é tarefa fácil. O volume de atividades que um empresário tem para realizar diariamente somado a sua responsabilidade em manter a empresa funcionando, faz com que normalmente faltem horas no seu dia para tantas atribuições. Com esse alto volume de trabalho, cria-se em muitos empresários aquela sensação de que ele não pode se afastar um dia do negócio – e tirar férias, então! – nem pensar.

A verdade é que tirar férias com certa frequência não deve ser uma opção, mas uma obrigação para todos. E os empresários são aqueles que mais merecem ter seus dias de descanso, afinal, o excesso de tarefas e responsabilidades faz com que seu nível de estresse esteja sempre elevado, prejudicando a saúde e reduzindo a produtividade. Ao se tirar férias, o empresário consegue recarregar as energias, eliminar o estresse e voltar com muito mais disposição ao trabalho.

Qual o momento certo para tirar férias?

Se você nunca tirou férias, algumas dicas de que está na hora de fazer uma pausa para descanso podem estar em você mesmo. Por exemplo, se você anda muito estressado, ou apresentando problemas de saúde com frequência, pense com urgência em passar alguns dias desligado da empresa. De preferência viaje com sua família e aproveite o máximo para relaxar. Não preciso falar aqui os malefícios que um alto nível de estresse pode causar ao ser humano, principalmente quando passamos muito tempo estressados.

Outro sinal pode estar no seu próprio rendimento. Muitas vezes quando ficamos muito tempo desenvolvendo as mesma atividades, é natural nosso rendimento diminuir, além disso, nosso cérebro deixa de analisar novas possibilidades. Ao se tirar férias, voltamos com muito mais motivação e criatividade para desempenhar um trabalho ainda melhor.

Planeje-se

Bom, de qualquer forma, o ideal é que nenhum empresário tenha que esperar chegar ao limite do seu estresse, ou baixar seu rendimento para enfim tirar férias.

O ideal é que as férias sejam planejadas. E quando o planejamento é feito com antecedência, o empresário tem tempo o suficiente para preparar sua empresa e seus colaboradores para que nada fique pendente durante sua ausência.

A verdade é que todo empresário deve preparar sua empresa para funcionar em sua ausência. Assim ele poderá não só tirar férias, mas aproveitar para participar mais de feiras, eventos e também pensar em novos negócios

Como fazer para tirar férias?

Alguns empresários que tiram férias acabam não se desligando totalmente da empresa, o que também não é bom. O ideal é que ele possa passar um tempo sem pensar ou se envolver no negócio. Para isso, antes de sair de férias é bom garantir que nenhuma pendencia fique para trás. Veja algumas dicas do que fazer antes de sair de férias:

  • Delegue tarefas: se tem alguma tarefa que não pode esperar seu retorno, delegue a algum colaborador. Se ele não sabe fazer, é uma ótima oportunidade de você ensinar, e ainda terá um apoio após o seu retorno.
  • Antecipe prazos: pagamentos, contratos, relatórios ou qualquer tipo de documento que precise ser entregue durante sua ausência, garanta que sejam concluídos antes de sua saída.
  • Avise os clientes: se você se relaciona diretamente com os clientes, deixe-os avisados da sua ausência temporária e deixe claro quem eles devem procurar durante este período.

Faz bem pro negócio

Tirar férias faz bem não somente para a saúde ou para a mente do empresário, mas é um benefício para o próprio negócio. Quando estamos bem de saúde e relaxados, trabalhamos mais motivados e temos mais criatividade para pensar em melhorias e inovação.

Ao tirar férias, conseguimos nos comunicar melhor com as pessoas, melhorando o relacionamento com os colaboradores. O ambiente fica mais descontraído e conseguimos desenvolver novas habilidades com mais facilidade.

E você, empresário, tem dificuldades em tirar férias? Comente no post e divida suas experiências com a gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.