Startup de internet: como saber se estou no caminho certo?

A internet é bastante democrática em oportunidades para as startups. Por outro lado, a disputa para conquistar a atenção das pessoas é acirrada e, depois de conquistar a leitura, o desafio é converter os acessos no site em vendas.

A chamada taxa de conversão basicamente é o que define o sucesso ou fracasso de uma startup de internet, mas existem outros fatores que o empreendedor tem que acompanhar de perto para monitorar seu desempenho na rede. Vamos conhecê-los?

Como escolher um ramo promissor para abrir uma startup de internet?

Primeiramente, é importante enfatizar que as possibilidades para uma startup de internet no mercado brasileiro são inúmeras. O Brasil possui dimensões continentais e diferentes realidades em cada região. É justamente o contraste de contextos que permite ao empresariado criar negócios voltados para as demandas locais e, em alguns casos, globais. O país possui diversos problemas que o setor público não consegue resolver e as oportunidades caem no colo das mentes mais antenadas e preparadas.

É preciso identificar alguma necessidade no local em que você pretende atuar e estudar a melhor forma de suprir essa necessidade. O Uber, por exemplo, foi muito bem absorvido pelo mercado, melhorando os problemas de mobilidade urbana nas cidades em que opera. Já o Catarse possibilita que pessoas com dificuldade para acessar verbas públicas e privadas financiem seus sonhos com a colaboração de fãs e anônimos.

Como saber se minha startup de internet está no caminho certo?

As possibilidades para startups entrarem no mercado brasileiro são bastante diversificadas, mas como mensurar o sucesso depois de iniciar o negócio? Separamos algumas dicas para você. Confira!

Estude o seu mercado

O Brasil vive um momento de crise e certos setores foram bastante afetados. Outros, entretanto, estão a pleno vapor, como é o caso do ramo alimentício, do ramo de cosméticos e beleza e dos negócios digitais. Aplicativos, lojas e-commerce e plataformas que facilitam a vida das pessoas em demandas bastante específicas fazem o maior sucesso e são ótimas alternativas.

Fique atento à competição: existe espaço para sua ideia? Os concorrentes são marcas consolidadas, ou estão começando e não suprem a demanda? Sua empresa tem uma solução inovadora para o mercado? Dependendo das respostas para essas perguntas, você saberá se está no caminho certo ou não.

Ofereça o melhor serviço e o mais surpreendente produto

Entrar num mercado abarrotado e entregar mais do mesmo é um grande erro. Seu produto ou serviço precisa de um ou mais diferenciais. Suas soluções têm que surpreender o consumidor para atraí-lo. É importante observar os custos de produção e distribuição. Quanto mais fácil for produzir e distribuir, melhor.

Enxergue o perfil do seu cliente

Quem vai consumir seu produto? Quanto pagarão por ele? Lembre-se que preço é posicionamento de mercado. Trabalhe relacionamento, resolva melhor do que os concorrentes as demandas de seu público potencial e aumente suas chances de vencer a competição entre marcas.

Trabalhe por paixão

Os resultados sempre são melhores quando nos lançamos a uma ideia com paixão, e essa lei não é diferente no caso das startups de internet. Sua empresa pode ser motivada por uma causa social para melhorar a vida de um grupo de pessoas, ou um sonho de realização pessoal.

De qualquer forma, é importante aliar seus interesses pessoais à sua ideia. Assim, as horas trabalhadas serão menos penosas do que quando realizamos tarefas das quais não gostamos.

Já lançou sua startup de internet? Nossas dicas foram úteis para você? Compartilhe suas dúvidas, impressões e experiências nos comentários do post.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.