Desempregado? Aprenda a investir no próprio negócio

Tempos de crise são cruéis para o mercado de trabalho. Milhares de postos de emprego são extintos e diversos trabalhadores se veem sem emprego de uma hora outra. Mesmo que a contragosto, muitas empresas são obrigadas a reduzir seu quadro de funcionários, o que significa que muitos profissionais passam a brigar por vagas escassas no primeiro, segundo e terceiro setores da economia brasileira. 

Esse quadro faz com que muita gente abandone a condição de empregado e aposte no desenvolvimento de seu próprio negócio para driblar os efeitos da crise. Dentro desse universo, existem aqueles que acabam de ser desligados do antigo trabalho e já pretendem investir no próprio negócio, mas que ainda possuem dúvidas relacionadas aos direitos e também à maneira certa de começar um empreendimento. 

Confira agora algumas dicas para quem pretende dar o pontapé inicial na criação da sua própria empresa!

De olho no seguro desemprego

Muita gente conta com a quantia recebida na rescisão do contrato de trabalho para dar os primeiros passos em direção ao seu próprio negócio. Um dos procedimentos primários para isso é se cadastrar como Microempreendedor Individual, conhecido popularmente como MEI. Para ser considerado um MEI, a pessoa deve ter um faturamento abaixo de 60 mil reais por ano e não pode ser sócio ou investidor em outra empresa ou ter funcionários contratados. 

Essas regras precisam ser seguidas à risca, mas é fundamental lembrar-se de que ao ser registrado como MEI, o trabalhador passa a ser considerado como uma pessoa empregada e que, por isso, não tem direito ao seguro desemprego. Se você quer contar com o dinheiro da rescisão para abrir seu negócio a melhor ideia é esperar e aproveitar os meses do benefício para fazer procedimentos fundamentais. Confira alguns deles abaixo.

Analisando o mercado

Antes de mais nada, é preciso pensar se a sua ideia possui mercado e se existem maneiras de você entrar no ramo e disputar com a concorrência. Faça pesquisas de mercado, veja quais são seus concorrentes em cada região, tenha experiências de consumo em seus concorrentes, veja em que eles falham e quais são os pontos fortes que apresentam. Aprenda com eles e descubra onde você pode melhorar e até mesmo inovar, com novas ideias de empreendimento.

Faça o que você gosta

Ser empreendedor nos dá a oportunidade de explorar nossos talentos, aspirações e gostos. Invista em um negócio que concilie a lucratividade necessária com aquilo que você deseja fazer. Reconecte-se com os seus sonhos e veja a possibilidade de colocá-los em prática. É comprovado que trabalhar com alegria em algo que gostamos amplia nosso rendimento e os resultados da empresa.

Peça conselhos de empreendedores

Consulte outros empresários, valide sua ideia com eles, busque referências e descubra quais foram as maneiras que eles encontraram para manter os negócios vigentes e lucrativos mesmo em momentos de turbulência na economia. Poucas coisas são melhores do que a opinião de quem tem know-how no assunto. Participar de palestras e workshops sobre empreendedorismo também é uma ótima ideia para quem está começando.  

Invista em canais de comunicação

Converse com o seu público! Estabeleça canais para divulgar seu trabalho em redes sociais, crie um blog e uma página oficial na internet. Alimente-os com regularidade. Esses são excelentes meios para iniciar a divulgação dos seus serviços sem gastar com publicidade. Relacionar-se de perto com o seu consumidor torna sua marca mais reconhecida e benquista. Saiba tirar proveito disso!

Essas são algumas diretrizes a serem seguidas para quem pretende começar seu próprio negócio mas ainda tem dúvidas quanto aos procedimentos e necessidades das primeiras etapas. Deixe seus comentários e compartilhe conosco suas experiências e táticas aplicadas no seu empreendimento!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.