Hora do desconto: veja essas 5 dicas para não errar na promoção

Você quer alavancar os lucros de sua empresa e logo se lembra das promoções a que está acostumado: são descontos, brindes, sorteios, preços especiais. Então decide praticar tudo isso ao mesmo tempo em seus negócios. Certo? Errado. As promoções são atrativas, mas devem ser planejadas, caso contrário as pessoas podem não se sentir atraídas ou você pode ficar no prejuízo. Para ajudar, separamos 5 dicas que vão lhe ajudar a planejar o desconto e a promoção mais promissora.

1 – Crie uma meta

Identifique o objetivo da sua promoção. Se você quer que o desconto ou a promoção auxilie no aumento das vendas, na eliminação de estoque excedente, no lançamento de uma novidade ou na fidelização dos clientes, foque nisso. Uma loja pode criar cartões-fidelidade que garantam brindes para seus clientes após um determinado valor de compra (os cartões de crédito fazem isso com seus programas de pontuação e milhagens). Neste caso, eles estão abrindo mão de um lucro que poderia ser maior caso não bonificassem o cliente, em vistas de ganhar a recorrência com que eles realizam suas compras naquela loja.

2 – Escolha bem o tipo de promoção ou desconto

Desconto ou cupom de determinado valor, promoção progressiva (compre 1 e ganhe X% de desconto na segunda unidade e X+Y na terceira unidade) ou até brindes; cada promoção deve ter uma recompensa relacionada ao interesse do cliente que favoreça que ele realize a ação que ajudará sua empresa a atingir a meta estabelecida na promoção.

Descontos são muito bons para acelerar o processo de decisão, ou seja, a pessoa já possui aquela necessidade ou certamente ficará inclinada a comprar se vir o valor do desconto. Mas, neste caso o desconto, deve ser significativo para a pessoa (os famosos 10% já caíram em descrédito, não é mesmo?! Então pense bem no percentual que usará).

Promoções progressivas são ótimas para alavancar as vendas se a pessoa puder comprar mais de um item. Um bom exemplo é oferecer esse tipo de promoção para a compra de sapatos e bens de consumo de baixo valor em geral. Um péssimo exemplo seria oferecer desconto progressivo para a compra de imóveis ou carros, pois dificilmente a pessoa se sentiria tentada a comprar mais de um item somente por conta da promoção.

3 – Avalie quando o ponto de equilíbrio será alcançado

Quanto você precisa vender para cobrir os custos da promoção? O ideal é que o próprio cliente “pague” — em forma de lucros que geram para a sua empresa — os brindes ou descontos que está recebendo em sua compra.

4 – Estabeleça um desafio

Quer algo mais chato que ganhar algo sem se esforçar? Não há valor nessa atitude. Por isso, promoções que estabelecem metas para os clientes (compre X produtos e ganhe determinado desconto ou item) tendem a ser melhores que os descontos espontâneos.

5 – Crie urgência

Determine períodos, quantidades em estoque e condições para receber o desconto ou participar da promoção, caso contrário o consumidor também não verá valor agregado e não se sentirá tentado a participar. Quanto mais específico o número (até o dia X, válido somente para os X primeiros compradores, etc), maior será a credibilidade de sua promoção.

Você já utilizou algum tipo de promoção ou de desconto em sua loja ou empresa? Quais dicas você adicionaria ao nosso post para ajudar outros empresários e empreendedores? Aproveite os comentários para apresentar a sua experiência.

Aproveite para ler também: “Como melhorar meu atendimento ao cliente?“.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.