7 razões para terceirizar a gestão contábil da sua startup

Construir um modelo de negócio que atenda aos desejos e necessidades dos clientes por meio de ideias inovadoras e escaláveis é o grande objetivo das startups. Pensar fora da caixa, utilizar recursos escassos da melhor forma possível e atrair investidores, enquanto realiza pesquisas, faz protótipos, conduz experimentações com o público, são só algumas das atividades que precisarão da atenção do empreendedor. Logo, encontrar maneiras de economizar tempo e recursos é uma necessidade básica para quem está iniciando uma empresa. É neste contexto que a terceirização da gestão contábil surge como alternativa.

Neste post vamos conhecer 7 razões pelas quais sua startup deve optar por terceirizar essa gestão.

Foco no trabalho prioritário no desenvolvimento da startup

Certamente seu foco não é realizar uma excelente gestão contábil, exceto se você for uma startup com core business neste segmento. A gestão contábil se debruça sobre processos burocráticos que visam garantir que sua empresa esteja regularizada com as obrigações tributárias, fiscais e trabalhistas, bem como oferecer demonstrativos como o Balanço Patrimonial e o DRE.

Logo, terceirizar esse serviço significa ter a tranquilidade de que especialistas estão cuidando destes aspectos importantíssimos, mas que tomariam o tempo que pode ser utilizado em ações estratégicas ou operações ligadas ao desenvolvimento de sua startup.

Diminuição de custos

Criar uma área que faça uma boa gestão contábil dependeria da contratação de profissionais qualificados e multitarefas. Isso significaria arcar com todos os encargos trabalhistas (FGTS, férias, 13º Salário, INSS, entre outros) e salários.

Já na terceirização, os custos são reduzidos, já que o contrato se baseia nos serviços que serão prestados, e os profissionais que apoiarão sua empresa estão mais focados em suas áreas de atuação, o que garante a adoção das melhores práticas e evita erros tributários e trabalhistas, por exemplo.

Elaboração de demonstrativos

Há algum tempo que o modelo de escritório contábil que só se responsabiliza por enviar as taxas que você deve pagar, recolher as notas fiscais emitidas e manter sua empresa com as obrigações legais em dia ficou ultrapassado. No novo modelo os escritórios apoiam e até elaboram demonstrativos como os de Resultado do Exercício (DRE), Balanço Patrimonial, análise de custos baseadas no histórico de transações com fornecedores, planejamento tributário, análise de indicadores, entre outros. Ou seja, um bom escritório poderá ajudar realmente na gestão de sua startup.

Maior segurança para os investidores

A assinatura de um contador profissional sem vínculos empregatícios com sua startup pode dar mais credibilidade aos seus demonstrativos na hora da obtenção de empréstimos ou busca de investidores, afinal, se as informações prestadas nos demonstrativos forem falsas, o profissional poderá perder seu registro profissional e manchar a reputação do escritório para o qual trabalha.

Assessoria na administração da folha de pagamento

Liderar as pessoas de sua startup é a tarefa do empreendedor, já cuidar da burocracia ligada ao pagamento de benefícios, estudo de regras trabalhistas e enquadramento de cada situação na categoria específica, validação de regras específicas do sindicato da categoria a que sua startup pertence, dentre outras funções, podem ser acompanhas e executadas por profissionais ligados ao escritório de contabilidade.

Isso significa mais tempo para cuidar das pessoas e menos riscos de infringir uma regra que depois poderá gerar ações judiciais para a sua empresa.

Maior segurança quanto às obrigatoriedades contábeis

As leis trabalhistas, impostos e documentações necessárias que devem ser entregues a distintos órgãos do governo estão mudando constantemente. Um bom escritório estará sempre atento a quais mudanças são aplicadas ou não aos seus negócios e poderá indicar quais adequações são necessárias.

Maior planejamento tributário

Um erro comum das empresas e startups é acreditar que seu regime tributário está ligado somente às definições de tipos de empresa que são tomadas no momento de sua criação.

Na verdade, o faturamento e seu lucro interferem mais em seu enquadramento tributário que sua definição inicial. Uma assessoria contábil terceirizada poderá ajustar o planejamento tributário para que sua empresa não pague mais impostos que os necessários.

Você conhece mais alguma vantagem que a terceirização da gestão contábil pode gerar para as startups? Compartilhe conosco sua experiência deixando um comentário!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.