5 ideias para reduzir custos na sua empresa em 2016

O ano de 2015 foi bem conturbado para as empresas, que começaram a sentir na pele os efeitos da crise: redução nos lucros, queda nas vendas, aumento nos insumos e materiais essenciais para a rotina de trabalho, etc. A dica no momento é economizar, já que o cenário para o ano de 2016 também não é favorável. Para ajudar você, vamos mostrar 5 formas de reduzir custos na sua empresa neste ano.

1. Incentivar a produtividade da equipe

Incentive a sua equipe a fazer mais com menos. Isto significa tentar ajudá-los a fazer mais trabalho em menos tempo. Com isto, são reduzidos gastos com hora extra, além da possibilidade de adiantar os serviços pendentes, reduzindo prazos para seus clientes. Este incentivo pode ser feito de várias formas: bonificação para aquele que tiver o maior rendimento, prêmio de melhor funcionário do ano, plano de vantagens para os mais produtivos, etc.

Pode parecer contrassenso gastar para economizar, mas você lucrará com isso (ou terá menos despesa, no caso de economizar com horas extras). Uma dica interessante também é implantar o esquema de banco de horas em sua empresa, de forma que em vez de pagar o valor pela hora a mais trabalhada, o seu funcionário terá direito de trabalhar a menos em outro dia ou converter um número de horas extras trabalhadas em folga, num momento em que não houver excesso de trabalho pendente.

2. Terceirize setores

Sabe aqueles setores que você mantém na empresa por serem de confiança, mas que não possuem tanta demanda de trabalho assim? Marketing, contabilidade, transporte, entre outros? Em tempos de crise a solução é terceirizar este serviço, pagando um profissional para realizá-lo sob demanda.

Em longo prazo, o valor que você pagará por estes serviços será menor do que manter estes setores dentro de sua empresa. Dica: não escolha a empresa para realizar este trabalho terceirizado apenas pelo melhor valor, ou o barato poderá sair caro futuramente. É importante analisar o custo-benefício oferecido por estes profissionais.

3. Reduza despesas fixas

Busque formas de reduzir as despesas fixas do escritório, como água, luz, telefone e internet. Priorize a economia de água durante o trabalho. Incentive seus funcionários a economizarem energia elétrica. Em alguns casos vale a pena até mesmo antecipar a jornada de trabalho para usufruir mais ainda da iluminação natural e cortar o gasto com lâmpadas acesas.

Troque as lâmpadas utilizadas, bem como escolha aparelhos de ar-condicionado por aparelhos que priorizem a economia no consumo de energia. Faça a manutenção adequada nos equipamentos — muitos deles com defeitos — podem aumentar o gasto energético. Pode ser mais vantajoso fazer um plano de celular corporativo em vez de manter um telefone fixo para o tipo de função da empresa. Em alguns casos, é possível substituir conversas no celular por ligações via Skype ou Whatsapp, busque também pacotes de telefone + internet para diminuir o valor final de ambos.

4. Renegocie com fornecedores

Você pode renegociar os valores com os seus fornecedores, principalmente, se eles já forem parceiros antigos da sua empresa. Peça descontos com o argumento da fidelização que você já tem com ele, ou então, dependendo do caso, compre volumes maiores e peça redução no valor final. Não tenha vergonha ou medo deste tipo de conversa, afinal, para o fornecedor, muitas vezes é melhor aceitar e reduzir o valor para você do que correr o risco de perder mais um cliente em tempos de crise.

5. Economize nos materiais de escritório

Muitos gestores não avaliam o peso do material de escritório no orçamento final, mas sim, é possível conter gastos economizando nesta área. Rascunhos de documentos podem ser enviados para os setores apenas em versão digital ou então inseridos na nuvem. Incentive o uso racional destes materiais por parte dos seus funcionários. Se cada funcionário economizar determinado número de folhas de papel por dia, quanto você economizará com compras de resmas no final do mês? É uma economia que vale a pena incentivar.

E você, o que está fazendo em sua empresa para reduzir custos neste ano? Conte sua experiência para nós nos comentários. Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões sobre o tema que responderemos.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.