5 hábitos dos empreendedores mais bem-sucedidos

 

Vestir só camisa cinza? Acordar às 4 da manhã para correr? Tratar mal os funcionários? Acredite, nem todo hábito adotado por grandes empreendedores pode fazer realmente bem para você. No entanto, não dá para negar que existem outros que realmente podem. E são esses hábitos que apresentaremos por aqui. Hábitos esses que, além de melhorar o ambiente da sua empresa, também podem trazer sucesso para o seu negócio e aprimorar o seu relacionamento com os clientes.

Quer saber quais são eles? Então confira!

Seja simples

Mark Zuckerberg, o famoso criador do Facebook, como todos sabem é um bilionário. No entanto, ele dirige um simples Volkswagen GTI por aí. Sim, isso mesmo. Ao invés de gastar uma nota com carrões, o dono da maior rede social do planeta — e uma das empresas mais valiosas do mercado —, prefere mostrar para todo mundo que ele não sabe apenas fazer dinheiro: ele sabe também manter esse dinheiro com ele. E isso claramente reflete dentro do seu negócio, onde a simplicidade é a palavra de ordem.

Dê sempre um passo na frente dos outros

Para Marissa Mayer, CEO do Yahoo, grandes empreendedores não perdem tempo copiando o que os concorrentes estão fazendo ou tentando fazer apenas aquilo que já deu certo para eles. Pelo contrário. Para ela, o segredo do sucesso dos negócios é sempre estar um passo na frente das outras marcas. Afinal, só passando na frente é que conseguimos ver quem ficou para trás.

Saiba que falhar é algo necessário para os negócios

Em seu livro Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, um dos livros de negócios mais aclamados dos últimos anos, Ed Catmull, um dos fundadores da PIXAR, explica como falhar, ao contrário do que muitos pensam, é algo extremamente importante para a saúde de qualquer negócio.

Isso porque, para ele, apenas quando aceitamos que podemos falhar é que entendemos o que pode dar ou até já deu errado em um projeto. Daí em diante, basta corrigir esses erros e apresentar algo melhor na próxima vez.

Torne-se visível

Nada de tentar ser uma figura lendária que poucas pessoas já viram por aí. Para Richard Branson, criador da Virgin, tornar-se visível é uma das partes mais importantes para quem deseja fazer sucesso com algum negócio.

Isso porque, de acordo com uma entrevista que ele deu para a Forbes, quando um empreendedor trabalha junto dos funcionários e próximo aos clientes — em vez de buscar horários nada práticos e lugares afastados —, ele consegue ver de perto o que está acontecendo em seu negócio e assim consegue até mesmo escutar o que a sua linha de frente tem a dizer sobre um produto ou serviço.

Seja um otimista realista

Segundo Oliver Emberton, um empresário inglês criador da plataforma Silktide — uma das mais usadas na Europa para criação de sites —, bons empreendedores conseguem ter uma visão mais honesta de suas apostas no mercado quando adotam uma postura que ao mesmo tempo é otimista e realista. Evitando levar em conta apenas as más notícias do mercado e fazendo um bom estudo sobre as reais chances de sucesso.

E para quem vive em um país cercado de incertezas políticas e econômicas como o nosso, quase nenhum hábito pode ser tão interessante quanto esse, não é mesmo?

Realistas, presentes e simples, os empreendedores desta lista sabem muito bem do que estão falando, afinal, eles não chegaram até onde chegaram por pura sorte. Por isso, ao invés de seguir alguns conselhos pouco práticos que dizem por aí, foque nessas dicas de quem já fez sucesso no mundo dos negócios e continua inspirando tantas pessoas pelo mundo afora.

Curtiu o nosso post? Então conte aí para a gente o que você achou sobre o assunto e aproveite para também tirar alguma dúvida que tenha surgido sobre o tema!

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.