Sua empresa é um bom investimento?

A decisão de abrir ou expandir uma empresa deve ser analisada e planejada cuidadosamente. Isso porque muitos empreendedores não enxergam o seu negócio como um investimento — assim como uma aplicação na poupança ou na bolsa de valores, por exemplo.

No post de hoje vamos esclarecer alguns pontos fundamentais, que ajudarão na compreensão a respeito da análise de negócio do ponto de vista financeiro. Continue acompanhando e saiba mais!

Como saber se a empresa é um bom investimento?

Para se chegar a essa resposta, é muito comum utilizar 3 indicadores financeiros: o de lucratividade, o de rentabilidade e o payback. Basicamente eles expõem a capacidade de gerar lucros, de recuperar o investimento inicial que foi realizado para a abertura da empresa e o tempo necessário para que o lucro obtido se iguale ao investimento feito inicialmente.

O que é, e como calcular a lucratividade?

A lucratividade é um indicador, dado em percentual, que indica os ganhos que a empresa obteve sobre as vendas realizadas. Ou seja, através desse cálculo é possível saber se, em determinado período, o negócio proporcionou lucros ou prejuízos para o empreendedor.

O cálculo pode ser feito da seguinte forma: (lucro líquido / receita bruta) x 100

O resultado permite compreender se as vendas realizadas são suficientes para cobrir os custos, pagar as despesas e ainda gerar lucro.

Qual a definição de rentabilidade? Como ela pode ser calculada?

O indicador de rentabilidade, também dado em percentual, permite identificar qual é a taxa de retorno do investimento que foi realizado inicialmente. Ele pode ser calculado através da seguinte fórmula:

(LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) X 100

Diferentemente da lucratividade, que aponta os ganhos da empresa em um período específico, a rentabilidadeinforma qual é o retorno sobre o investimento que foi realizado em longo prazo.

E quanto ao indicador de payback?

Ele é utilizado para avaliar em quanto tempo o lucro da empresa se iguala ao investimento inicial que foi realizado. Ou seja, quando alguém diz que seu investimento “se pagou” em 6 meses, quer dizer que demorou 6 meses para que os lucros obtidos se igualassem ao investimento que foi realizado.

Afinal, minha empresa é um bom investimento?

Como podemos ver, a lucratividade é diferente da rentabilidade. Isso quer dizer que não adianta o negócio ser lucrativo se não é rentável — visto que, sem a rentabilidade, não há como recuperar o que foi investido inicialmente. Ou seja, em alguns casos pode ser mais viável investir em algum título de renda fixa — que proporcionam uma renda, com rentabilidade garantida, de acordo com a taxa fixada.

Isso significa que, na prática, pode valer muito mais a pena investir o capital no mercado financeiro, do que arriscar possuir uma empresa aberta.

Análises financeiras nem sempre são de fácil compreensão, requerendo cuidado e conhecimento. Contudo, elas são de muita importância, pois são elas que oferecem suporte para o processo de tomada de decisão — seja de abrir uma empresa, de expandi-la ou de iniciar um novo projeto.

Suas dúvidas a respeito do assunto foram esclarecidas com o post? Possui alguma experiência no assunto e deseja compartilhar? Aproveite os comentários e participe da conversa

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.