7 mitos sobre empresas de startup que você precisa conhecer

7 mitos sobre empresas de startup que você precisa conhecer

Devido à grande publicidade que empresas de tecnologia e e-commerce ganharam nos últimos anos, existem diversas crenças em relação a seu funcionamento, seus modelos de negócios e os empreendedores por trás dessas iniciativas. No entanto, é importante desmitificar algumas dessas ideias, já que essas empresas são tão direcionadas a boa gestão e técnicas clássicas de administração quanto os empreendimentos mais tradicionais. Mas quais seriam os principais mitos sobre as empresas de startup? Confira:

1. Startups só prosperam por causa de suas ideias

Tudo bem que ter uma boa ideia é a parte principal dos negócios desenvolvidos por empresas de startup. Elas dependem essencialmente desse caráter inovador. Mas isso não é tudo na vida de um empreendimento na área de tecnologia. É preciso, também, boa gestão, colaboradores interessados, um público aberto a seu produto ou serviço, entre outras coisas, para ser bem-sucedido.

2. Empreendedores por trás de startups trabalham poucas horas por dia e têm muito tempo livre

Esse é, provavelmente, um dos maiores mitos envolvendo as startups. Seus idealizadores em geral trabalham até mais horas por dia que gestores de companhias tradicionais. Há muita pressão para que esses empreendimentos cresçam e mostrem bons resultados logo nos seus primeiros meses de vida, o que faz com que a pressão por trás desses profissionais seja ainda maior.

3. É preciso ser da área de tecnologia para ser um empreendedor de startup

Por mais que empresas de startup, geralmente, trabalhem com modelos de negócio inovadores e altamente voltados para o setor de novas tecnologias, isso não significa que você precisa ter uma formação em engenharia ou ciências da computação. Muitas vezes, ser de outra área do conhecimento é uma vantagem, que te garante perspectivas mais práticas e fundamentadas sobre a realidade de seu público-alvo.

4. Para empreender, basta ser uma pessoa criativa

De forma alguma. Boas ideias são apenas parte do processo de gestão de uma startup. É preciso também ter alguma noção de administração, saber gerir os recursos humanos de sua empresa (principalmente em seus momentos iniciais), entender as leis que regulam sua área de atuação, entre outros aspectos.

5. Ter um investidor é a melhor e única forma de uma startup ser bem-sucedida

Certamente essa é a principal forma de as empresas de startup se capitalizarem e se desenvolverem, mas não é a única, e nem sempre é a melhor. Não ter um investidor, ou seja, investir seu próprio capital na empresa, pode garantir maior autonomia nos momentos iniciais e aumentar eventuais rendimentos.

6. O sucesso ocorre da noite para o dia

Isso é um mito, pois a maioria das startups demora um tempo considerável para aprimorar seu modelo de negócios e se consolidar no mercado. Por mais que esse seja um processo que geralmente ocorre mais rápido do que em empresas tradicionais, isso está longe de ser um sucesso instantâneo.

7. As empresas de startup criam seu próprio mercado

Nem sempre isso é possível. Por mais inovador e sensacional que seu produto ou serviço pareça para os membros e investidores da startup, é preciso focar nas necessidades do consumidor. Se não houver demanda imediata, ou reprimida, para o produto que você pretende oferecer, muito provavelmente sua empresa terá imensa dificuldade de criar um mercado de atuação completamente novo.

Como se pode perceber, há muitos mitos relacionados às empresas de startup. Antes de começar a empreender nesse ramo, é preciso muito estudo, uma boa dose de experiência e o mais importante, determinação! Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário! Participe!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.