Planejamento Estratégico: a chave para vencer a crise em 2016

Planejamento Estratégico: a chave para vencer a crise em 2016

​Apostar em um planejamento bem feito pode ser uma excelente saída para sua empresa vencer a crise em 2016. Neste post, você vai entender como um bom planejamento estratégico pode ser decisivo para sua empresa superar esse momento de dificuldade econômica, que começou em 2015 e tende a se agravar no ano que vem.

Vamos apresentar algumas ferramentas e o que você deve observar para ficar mais tranquilo com seu negócio. Acompanhe:

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico pode ser entendido com uma ferramenta que demonstra para a empresa onde ela está e aonde quer chegar. Pode ser usado no início do negócio, para a reformulação das atividades e até mesmo em momentos de crise.

A estratégia da empresa será um diferencial competitivo em relação às outras e, se bem executado, poderá melhorar as suas atividades mesmo em momentos ruins. Mas por onde começar?

Missão, visão e valores da empresa

A definição da missão, da visão e dos valores da empresa pode ser considerado o primeiro passo do planejamento estratégico. Perguntas como “quem somos?”, “qual a missão de nossa empresa?” e “aonde queremos estar dentro de 5 anos?” deverão ser feitas para que se saiba como está o negócio agora e como se poderá conduzi-lo ao seu objetivo final.

Ferramentas estratégicas para o seu negócio

O uso de ferramentas estratégicas é um boa sacada para quem quer implementar algo novo ou conhecer melhor sua empresa e o seu ambiente. A ferramenta conhecida como Análise 360 poderá ajudar a verificar a viabilidade de novas ideias para seu negócio.

Outra ferramenta muito importante que pode ser utilizada no planejamento estratégico com ênfase em tempos de crise é a análise SWOT. Com esse processo, além de conhecer melhor a sua empresa, ou seja, seus pontos fortes, fracos e as oportunidades do mercado, será possível também entender quais são as ameaças que pairam sobre ela, o que possibilita traçar estratégias para se destacar no mercado.

Planejamento na prática

Agora que já foram definidos os rumos da empresa e que você já conhece algumas ferramentas, que tal colocar tudo isso em prática? Estabeleça encontros para que sejam mostrados os avanços em relação aos pontos definidos no seu planejamento, e compare as metas e objetivos traçados com a situação atual.

Procure entender como estão os processos envolvendo colaboradores e como está a divisão de funções e responsabilidades para que sejam alcançados os objetivos pretendidos.

Será que todas as oportunidades que ainda não foram exploras foram devidamente consideradas? É preciso que todos estejam engajados e que tragam ideias diferentes para enfrentar o momento de crise. Aqui vale um conselho final, já que é preciso pensar em coisas que ainda não foram consideradas: é preciso estar aberto a mudanças e ter flexibilidade para rumar em novos caminhos.

Não se esqueça de que um bom planejamento estratégico, além de tudo, necessita de recompensas. Defina, assim, a remuneração que será utilizada para o cumprimento das metas estabelecidas e resultados alcançados.

Você viu que o planejamento estratégico começa com a definição do que a sua empresa é, de onde ela está e aonde ela quer chegar. Ele segue com o uso de ferramentas estratégicas e com a prática, que deve contar com reuniões e ações voltadas para que a empresa se destaque mesmo em tempos de crise.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Já traçou um planejamento como esse para o seu negócio? Conte para nós a sua experiência e compartilhe seus questionamentos!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.