Como melhorar meu atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é um fator preponderante para o sucesso de uma empresa. É através desse setor que qualquer marca entra em contato efetivo com o público e investir nessa experiência é fundamental para manter a relação saudável por muito mais tempo.

Como sabemos, muitos empreendimentos no Brasil são campeões de reclamações nesse quesito, o que diminui o número de consumidores satisfeitos e acaba minando os resultados em médio ou longo prazo. Para não ter esse tipo de problema, é indispensável que você invista na melhoria desse cenário. Quer descobrir como? Confira no post a seguir!

Gentileza em primeiro lugar

O primeiro passo para ter um bom atendimento ao cliente é a gentiliza. Muitas vezes as pessoas já chegam a esse estágio irritadas, cheias de “pedras nas mãos”. Tratá-lo com atenção e carinho é uma chance de desarmá-lo e então melhorar essa experiência, conseguindo descobrir o que o está incomodando e facilitando os passos seguintes para buscar a solução.

Tenha uma equipe proativa

As pessoas estão entrando em contato com o seu setor de atendimento com um problema, certo? Pois bem, o que elas mais esperam é uma solução concreta e para que isso aconteça seus funcionários não podem se acomodar. A proatividade é fundamental e seus colaboradores não devem esperar que o cliente peça ajuda: eles precisam apresentar uma solução de verdade. Estimule esse tipo de atitude, busque preencher sua equipe de atendimento com pessoas que tenham esse perfil e oriente seus gestores a ficarem atentos a esse quesito.

Economize o tempo do cliente

Outra coisa que os clientes odeiam no atendimento é ficar esperando. Hoje em dia, tempo é dinheiro e se você não for veloz na solução do problema, as chances de perder um bom consumidor serão enormes. Um número adequado de funcionários é essencial para que o período de espera não fique longo e tentar resolver tudo na primeira chamada é primordial, sem gastar muito tempo com pesquisas, redirecionamentos e outras ações do gênero.

Foque no treinamento

Para que seus funcionários consigam oferecer as soluções que os clientes precisam eles devem, logicamente, estar bem preparados. É imprescindível treiná-los adequadamente, para que o atendente conheça a fundo os serviços e produtos oferecidos, os valores da empresa, a política de atendimento, os processos e, principalmente, que tenham o domínio das ferramentas. É interessante que eles aprendam intensamente o funcionamento de todos os setores da empresa e entendam como ela se organiza como um todo. Dessa maneira, será muito mais intuitivo solucionar as questões e ficará naturalmente mais fácil representar a marca da forma como ela quer ser reconhecida pelos seus clientes.

Receba feedbacks

Positivos ou não, feedbacks são muito importantes para que você melhore seu atendimento ao cliente. Muitas vezes os atendentes estarão tão envolvidos nos processos internos que não conseguirão ter uma visão mais crítica dos serviços prestados. Por essa razão, esse retorno é essencial, pois ele mostra onde o serviço está acertando e, principalmente, onde estão as falhas. Peça para os clientes avaliarem rapidamente o atendimento e mostre-se aberto para ouvir sugestões ou críticas.

Essas são algumas atitudes essenciais para que você que você consiga bons resultados no seu atendimento ao cliente. Esse setor é muito importante para qualquer empresa e melhorá-lo poderá trazer bons frutos, estimulando relações duradouras com seu público e fazendo sua marca ser ainda mais bem-vista no mercado.

E você, como tem trabalhado no seu atendimento ao cliente? Conte para nós nos comentários!

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.