Por que planejar as compras é importante para o controle de estoque?

Planejar as compras de uma empresa é muito importante, principalmente no que diz respeito ao controle deestoque. Dessa forma, é fundamental que esses dois setores caminhem juntos, para que assim o negócio obtenha mais êxito. Para um melhor planejamento, é preciso ficar atento a algumas questões importantes, como o funcionamento da demanda, negociação com fornecedores e prazo de entrega das mercadorias. Você quer saber mais sobre como o planejamento das compras se relaciona com o gerenciamento do estoque? Confira o texto abaixo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

A importância do planejamento das compras para o equilíbrio do estoque

O setor das compras tem a responsabilidade de manter em equilíbrio a quantidade de itens que uma empresa deve adquirir para satisfazer às exigências de todos os departamentos. Para que isso ocorra com sucesso, é preciso fazer um bom planejamento, otimizando o investimento aplicado e utilizando de maneira disciplinada e eficiente os recursos financeiros que a companhia guarda para o estoque. Ou seja, é importante que os gestores realizem um fluxo de caixa e de mercadorias, para saberem o que deve ser comprado, e assim não faltar produtos com mais demanda, ou então sobrar mercadorias com giro baixo, ocasionando na perda de vendas.

Entenda a demanda

É sabido que os níveis de estoque de uma empresa influenciam de forma direta o custo da produção.  Administrar este setor significa controlar mais as mercadorias que entram e saem, juntamente com as despesas com manutenção e gestão de pessoal. Para isso, é necessário que o gestor entenda muito bem a demanda, analisando o perfil dos clientes, verificando suas preferências e sabendo quais produtos são mais e menos vendidos.

Negocie com fornecedores

O departamento de compras também tem a função de negociar com os fornecedores, e isso significa definir os preços, quantidade, prazos e a maneira de entrega do produto ou serviço. Por exemplo, a negociação do preço vai influenciar no valor final de um produto, e influenciará diretamente na competitividade da empresa. Além do mais, negociar com os fornecedores é uma ótima maneira de preparar o estoque e não ser pego de surpresa.

Prazo de entrega dos produtos

O prazo de entrega dos produtos também é algo fundamental para o melhor controle de estoque, visto que, se a quantidade de alguma mercadoria estiver baixa, e a saída alta, o departamento de compras deve entrar em ação e negociar um bom prazo com o fornecedor, para que não ocorra qualquer risco de não ter o item disponível no estoque. É importante que a mercadoria esteja em estoque no prazo correto, para que assim a entrega para o cliente não se atrase.

Um planejamento de compras eficiente garante mais agilidade nas operações e maior controle de estoque. Além disso, é reduzido o risco de ter produto parado, o que causa uma estagnação nas vendas. Também diminui as chances de uma mercadoria que sai muito fique em falta, ou até mesmo algum produto em excesso, gerando perda de dinheiro. Dessa forma, é preciso levar em conta itens como análise técnica, financeira, tributária, e é claro, uma análise da própria empresa.

Planejando as compras e administrando com eficácia o estoque, é possível proporcionar benefícios importantes para a sua empresa, para os fornecedores e para seus clientes finais. E você? Como tem gerenciado as compras e o estoque da sua empresa? Ainda tem mais dúvidas sobre o tema? Pergunte nos comentários!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s