Como agregar valor a sua empresa pode aumentar a rentabilidade?

em

Toda empresa busca formas de agregar valor aos produtos e serviços por ela ofertados. Engana-se quem acredita que valor é apenas preço final, quantidade de insumos produzidos ou número de zeros à direita que aparecem na contabilidade corporativa no final do mês.

Preço é quantitativo, uma análise métrica. O valor de algo vai ainda mais além a esses critérios. Trata-se de medir o quanto um bem ou ativo atende e supera as expectativas do seu cliente. Se até agora você acreditava que preço e valor são a mesma coisa, convidamos você a entender melhor sobre o conceito e como agregar valor à sua empresa, aumentando sua rentabilidade. Descubra a seguir!

O que é valor para a empresa?

Valor é o quanto um determinado bem ou ativo significa para o consumidor, não se restringindo a apenas o preço final. O valor é mensurado considerando as seguintes definições:

  • Utilidade

Tem um uso específico, ou seja, uma qualidade, característica única. Sua empresa tem valor quando os produtos e/ou serviços por ela gerados são importantes para o cliente. Caso contrário, não há nenhum valor. Se não tem utilidade, por que seu cliente deve contar com sua empresa?

  • Diferencial

O mercado é extremamente competitivo e dinâmico. As necessidades dos consumidores mudam rapidamente. Por isso, qual o diferencial da sua empresa? Quais as particularidades que despertam confiança e entusiasmo para quem compra? Uma companhia valorizada traz uma série de benefícios aos clientes.

  • Oportunidade

Se o que é produzido pela sua empresa é útil e diferenciado, ela será capaz de prover uma oportunidade única ao consumidor. O que muda na vida da pessoa que adquire seus bens e ativos? Ela crescerá pessoal e profissionalmente? Ela estará satisfeita?

Nota-se que é preciso algumas ações que não só visam apenas o preço, mas que desperte no cliente a necessidade de contar com sua empresa em todos os momentos.

Quais as possibilidades de agregar valor e rentabilidade?

Entendendo o conceito de valor, podemos aplicar uma série de medidas que tornam sua empresa mais valorizada aos olhos do cliente e garantir um rendimento elevado e constante. A saber, as estratégias são:

  • Aumente a velocidade

Sabemos que os clientes são muito exigentes com relação ao tempo. Todos nós desejamos atender nossas expectativas o mais rápido possível, correto? Nesse, caso é necessário acelerar o ritmo das atividades da sua empresa, sem se esquecer da qualidade.

A velocidade remete ao cliente de que a companhia se esforça totalmente para superar suas expectativas. Logo, ele enxerga valor nos serviços pela organização prestados.

  • Melhore constantemente

Siga a risca aquela expressão: “Sempre pode ficar melhor!” A busca pela excelência é o segredo de sucesso das melhores companhias do mercado. É oferecer o que há de melhor com um preço compatível com a realidade do mercado.

Para isso, sempre pense no cliente! Tenha empatia e veja sua produção como se fosse o consumidor. Com esse pensamento, fica mais claro o que deve ser analisado e planejar melhorias para os setores, produtos e serviços da empresa. Essa atitude agrega muito valor!

  • Valorize sua marca

Não basta apenas disponibilizar excelentes bens e ativos de forma rápida. Os seus consumidores devem associar a marca empresarial como algo útil e diferenciado. Mostre a eles que o que é oferecido é superior ao que a concorrência oferta.

  • Ofereça benefícios

A dica é oferecer vantagens, exclusividade e reais oportunidades aos seus clientes. Muitas vezes, os consumidores estão cercados por desgastes e aborrecimentos. Alguns erros cometidos pela sua empresa podem ser reparados apresentando benefícios como descontos, algum outro tipo de serviço, produto grátis, etc.

É uma forma de dizer que há preocupação com o bem-estar do consumidor, mostrando que a empresa sempre estará do lado dele. Assim, o cliente se sente bem mais valorizado do que na concorrência.

O valor garante rentabilidade

Algumas empresas analisam o conceito de valor como algo não necessário. Muitas acreditam que apenas ter os melhores preços de mercado é o suficiente para aumentar os rendimentos.

Talvez, a questão de preço possa dar certo em um curto prazo. Mas, assim como todos nós, os clientes têm suas necessidades e merecem sempre o melhor em termos de qualidade, rapidez e um atendimento diferenciado. Consumidores satisfeitos são leais às empresas e atraem maior público. Com isso, a ideia de valor aumenta a rentabilidade da sua companhia, tornando imprescindível para seu sucesso pessoal e profissional.

Com tudo o que foi visto neste post, viu como você é agregar valor à sua empresa? Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira deixar algum questionamento, comente o post e participe da conversa

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.