Você sabe o que é gestão por resultados?

em

Para conquistar seus objetivos estratégicos, uma empresa pode usar vários modelos de gestão. Cada tipo reforça um viés operacional e uma maneira de encarar as rotinas de trabalho. E um dos modelos gerenciais mais provocativos e que movimentam uma equipe é a chamada Gestão por Resultados. Você sabe o que é isso? Sabe como ela poderá levantar a produtividade em seu negócio? Então venha aprender como usufruir dessa metodologia de processo no post de hoje. Acompanhe!

O que é a Gestão por Resultados?

A gestão baseada em resultados ou orientada por resultados é uma abordagem que leva em conta a medição do desempenho dos integrantes de seu time de trabalho para tomar melhores decisões e aperfeiçoar os processos de uma organização. Tal modelo requer, inevitavelmente, o empenho dos colaboradores que trabalham para você.

A conclusão do plano de metas e dos afazeres diários não tem a ver com a cobrança minuciosa das jornadas de trabalho ou maior cobrança pelos métodos operacionais: o gestor aqui vai relevar os valores corporativos e o que foi alcançado, ou seja, os resultados das ações. A Gestão por Resultados destaca a atuação da empresa e a otimização do desempenho dos funcionários. Os resultados se transformam em referências cruciais para o processo de gestão.

Como a colaboração da equipe é essencial para o funcionamento desse modelo de gestão?

Um sistema administrativo baseado em resultados pode ser implementado em qualquer fase do negócio e em uma organização de qualquer porte ou atividade. Porém, os colaboradores devem se mostrar motivados, porque sua participação será categórica na obtenção do melhor resultado possível. É preciso criar um senso muito forte de trabalho em conjunto, além de criar maneiras de promover a melhor comunicação interna. Os papéis de cada um ficarão nítidos, a ideia de pertencimento ao time se consolidará e o engajamento será bem mais impactante.

Quais são as especificidades desse modelo?

A adoção do modelo exige que todos se sintam responsáveis pelos resultados alcançados, mas também pelas oportunidades perdidas no período. O enfoque será sempre ou na maioria das vezes nos resultados, e não nos procedimentos. E para que tudo dê certo, é necessário que a liderança seja mais participativa, com cada membro da equipe contribuindo apropriadamente com sua parte, realizando bem suas tarefas. Deve-se promover o trabalho em equipe, integrando-se os diferentes setores da empresa no processo de gestão.

Como aplicá-lo em uma empresa?

Hoje em dia, a Gestão por Resultados oferece diferentes versões e metodologias, mas existem passos basicamente similares para que a implementação em uma empresa aconteça com largo sucesso. O gestor deve, primeiramente, examinar os objetivos corporativos que anteriormente foram determinados. Isso será altamente relevante, porque a gestão por resultados terá que ser baseada em um preciso planejamento estratégico do negócio.

Depois de demarcar tal perspectiva, o gestor deve que traçar os objetivos para a equipe e fixar prazos para a exposição dos resultados obtidos. Então, haverá o monitoramento do processo até que os prazos previamente estabelecidos cheguem. Finalmente, o desempenho é avaliado, levando em consideração, sobretudo, o atingimento (ou não) dos objetivos traçados. É válido que o gestor recompense os colaboradores pelo esforço, lançando um plano de gratificações ou adicionais remuneratórios.

Você quer ter maior produtividade e colaboradores mais engajados? Não sabe como? Que tal implementar uma Gestão por Resultados na sua empresa? Tem alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário e participe da conversa.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.