Como realizar uma pesquisa de mercado eficiente para sua empresa?

Como realizar uma pesquisa de mercado eficiente para sua empresa?


Quem tem a percepção de um produto bem feito, um serviço bem prestado ou até mesmo de uma propaganda bem feita, que agrada e chama a atenção do público, muitas vezes não percebe que tudo aquilo é fruto de decisões tomadas pelos gestores a partir de pesquisas de mercado bem elaboradas. A partir delas, é possível saber o que o público pensa a respeito de um produto ideal e quais são os caminhos a seguir para que seus produtos ou serviços se aproximem ao máximo disso. E para te ajudar a desvendar os segredos de uma ação eficaz envolvendo pesquisas de mercado, listamos no post de hoje algumas práticas capazes de te conduzir a excelentes resultados em sua empresa através dos resultados obtidos. Acompanhe!

Dê ouvidos ao feedback do cliente

São muitos os empreendimentos que cometem esse erro em seu planejamento, deixando de investir em pesquisas de mercado alegando que faltam verbas para tal. Mas, ao mesmo tempo, gastam rios de dinheiro em publicidade. Na verdade, do que adianta investir em estratégias de divulgação se você não sabe o que as pessoas pensam a respeito dos seus produtos?

Dar prioridade ao feedback dos clientes e potenciais compradores na hora de definir estratégias é algo fundamental. Uma boa pesquisa de mercado, mais do que dar atenção ao que o concorrente está fazendo, é tentar compreender, de forma prioritária a maneira como os clientes estão sendo atingidos. Isso se trata de algo que deve ser feito em conjunto com as estratégias de divulgação.

Não fale a respeito de suas ideias, mas sim dos seus produtos

Uma estratégia ao montar uma pesquisa de mercado que pode não dar tão certo é compô-la com questionamentos através das ideias que você teve, quando o melhor caminho a ser seguido é inverso a esse. Em primeiro lugar, as opiniões a serem colhidas devem ser a respeito dos produtos ou serviços que você já comercializa, assim como tudo que os envolve, como política de vendas, entregas, etc. A par destas informações é que chega o momento de você tomar decisões a partir das tendências do público, de forma a torná-los mais agradáveis e potencialmente mais comerciais diante dos potenciais clientes e da concorrência.

Cuidado com as perguntas a serem formuladas

Essa dica é voltada principalmente no que diz respeito ao direcionamento das respostas. Uma pesquisa de mercado pensada dessa forma pode limitar demais os resultados, fazendo com que você não consiga obter todo o potencial que ela pode oferecer. Ao invés disso, procure formular perguntas mais genéricas, que busquem dar mais liberdade para as pessoas exporem o que elas pensam. Isso pode ser mais benéfico na hora de você tomar decisões a fim que seus produtos ou serviços se tornem mais competitivos.

Não tenha vergonha do que está fazendo

É comum que as empresas que não têm condições de terceirizar um serviço de pesquisa mercadológica utilizarem seus próprios colaboradores para fazê-las. Mais comum ainda é que eles fiquem receosos em abordar as pessoas de diversas formas, pensando que estarão incomodando.

O que deve ser pensado, até como forma de encorajamento, na hora de formular as perguntas e partir para a ação é que as pesquisas de mercado custam caro, e além disso elas são feitas para que em adição à busca de mais lucratividade para um negócio, que seus resultados conduzam à soluções para o público consumidor, ou seja, é uma ação que no fim todos saem ganhando.

Com práticas escaláveis é possível realizar uma pesquisa eficiente de mercado para a sua empresa. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou questionamento acerca do processo, deixe o seu comentário e venha participar da conversa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.