Quais custos devo cortar na minha empresa durante a crise?

em

Quais custos devo cortar na minha empresa durante a crise?


O objetivo de toda empresa é o lucro, porém, em épocas difíceis na economia, essa situação pode não ser alcançada justamente pela diminuição no consumo, inflação, e outros aspectos negativos que acabam surgindo nesse contexto. Normalmente, nesta hora, foca-se na imediata redução de custos gerais. Entretanto, essa medida pode afetar a qualidade e, por consequência, o lucro da empresa.

Mas então, quais seriam os custos mais apropriados a participarem do cortar na minha empresa durante a crise? Como pode-se fazer a análise do que pode ser substituído ou até mesmo cortado sem comprometer a imagem do meu negócio? Quer descobrir essas e outras respostas acerca desse assunto? Então continue acompanhando conosco o post de hoje!

Identificando os custos da empresa

Antes de sair, aleatoriamente, cortando todos os custos da empresa, é preciso fazer uma análise do que é estratégico ou não, ou seja, quais custos irão repercutir nos lucros da organização e quais são aqueles que não terão influência, pelo menos não de forma direta.

Na primeira categoria, estão aqueles custos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de um produto, incentivos na área de vendas, relacionamento com os clientes e inovação. Esses custos são extremamente importantes na atividade normal da empresa e, em tempos de crise, tornam-se ainda mais necessários. Aliás, muitos empresários conseguem inovar e lucrar em momentos difíceis justamente pela manutenção do investimento em áreas como inovação e incentivo na área de vendas.

Já os custos conhecidos como não estratégicos são aqueles que podem ser reduzidos ou que poderão até ser cortados. Nessa categoria, geralmente, estão os custos relacionados à parte administrativa, como papéis, materiais de copa e cozinha, podendo também englobar custos com viagens ou ainda com serviços de apoio ou assessoria.

O empresário precisa conhecer muito bem estes custos e acompanhá-los sabendo o que pode ser substituído, diminuído ou cortado. Na área de tecnologia que envolve computadores, impressoras e outros acessórios utilizados no dia a dia da empresa, estudos podem ser feitos sobre a verdadeira necessidade de troca de um computador ou sobre o uso de determinado tipo de impressora. Lembre-se que erros podem acontecer, por isso, esse é um processo bastante delicado e que vai lhe exigir dedicação e atenção, mas que irá fazer toda a diferença.

Estratégias para cortar custos da empresa

Já que os principais custos já foram identificados e divididos entre estratégicos e não estratégicos, quais outras estratégias podem ser utilizadas para que o empresário identifique os melhores custos a cortar durante a crise?

Uma das primeiras atitudes é envolver todas as pessoas que fazem parte da operação da empresa. Reuniões, palestras e orientações tornam-se extremamente necessárias, e é preciso que os funcionários estejam engajados na observação e diminuição dos custos.

O uso inadequado de materiais de escritório, copa e cozinha, limpeza, entre outros que parecem de pequeno valor, podem, no final de um período, representar uma economia significativa de recursos. Portanto, é preciso consciência em seu consumo.

Após conversar com todos, faça um mapeamento dos principais gastos da empresa por departamento e ainda os gastos em comum. É preciso conhecer profundamente o negócio para que não sejam feitos cortes em áreas essenciais da empresa, que poderão prejudicar mais ainda o negócio.

Evite gastos desnecessários e, muitas vezes, recorrentes, com multas e juros no pagamento de contas em geral. Também, negocie descontos com seus fornecedores, pois um simples contato é capaz de contribuir na melhoria de suas finanças. Além disso, busque melhores pacotes de telefonia, internet e de bancos, pois eles terão ter impacto direto no resultado de sua empresa.

No final das contas, é um conjunto de pequenas atitudes que trará a redução substancial dos custos de sua atividade empresarial. Estimule seus funcionários a fazer o mesmo, pois todos sairão ganhando.

Deixe um comentário para nós com sua opinião sobre a redução de custos, e para aliar ainda mais conhecimento,descubra como atravessar momentos turbulentos na economia!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.