6 dicas para as PMEs superarem a crise

Nem sempre uma crise é sinônimo de perdas. Esse contexto de adversidade financeira pode ser considerado um momento de mudança, de inovação e de saída da zona de conforto, mas isso exigirá do empresário algumas medidas. Este processo nem sempre é fácil, mas muitas lições do passado, combinadas com um olhar para o futuro, podem ajudar a sua empresa. E para te mostrar que superar tempos de crise pode ser possível com certos planejamentos e tomadas de ações específicas, listamos no post de hoje 6 dicas para você, PME, superá-la sem transtornos ou prejuízos. Acompanhe!

Procure conhecer profundamente o seu negócio

O autoconhecimento, bem como o estudo da concorrência, faz-se extremamente necessário nesse momento. Você precisa conhecer a sua estrutura de gastos, como funcionam as suas receitas, seus períodos de sazonalidade e como está o seu mercado, ou seja, seus concorrentes. Oportunidades para outros produtos e serviços, ou ainda para outras fatias do mercado que podem ser observadas em momentos de crise. Mas é preciso dedicação e todo esse processo!

Foque nos custos do seu negócio

Quando você conhece seu negócio de forma ampla, sabe o que pode ser eliminado ou substituído em relação aos gastos mensais. Renegocie com operadoras de telefonia e internet, procure seu gerente do banco para melhores taxas e tarifas, evite pequenos desperdícios com material de escritório e limpeza que, apesar do valor baixo, fazem diferença em seu resultado final. Mas cuidado para não cortar gastos essenciais para a sua atividade, como comissões de vendedores ou ainda matéria prima que possa influenciar na qualidade final do seu produto.

Inovar é preciso

A criatividade é um dos principais elementos que deve ser alimentado em épocas de crise. Muitas empresas têm um sistema de premiação para funcionários que fornecem novas ideias para processos mais econômicos ou algo que colabore nesse período. Essa é a hora de pensar diferente. Analise o quão necessário é o seu produto ou serviço para seu cliente. Mesmos produtos ou serviços considerados não essenciais podem ser inovados e fazerem os seus clientes se sentirem únicos. Basta apenas você conhecer bem o seu público-alvo para saber quais mudanças poderá fazer.

Valorize seus funcionários

Não deixe que a crise atinja a sua equipe. É preciso que todos estejam conscientes de sua importância na organização. Dentro das dicas para as PMEs superarem a crise, é preciso saber onde cortar e, com certeza, o setor de recursos humanos de sua empresa merece uma avaliação criteriosa, pois cortes ou desvalorização nesse departamento podem ter impactos ainda mais negativos. Aqui também vale a transparência. Para que os funcionários estejam envolvidos, eles precisam saber como a empresa está, e isso fará com que eles se sintam ainda mais engajados com a empresa.

Mantenha o foco no cliente

Procure cativar e fidelizar seus clientes, oferecendo um melhor produto ou serviço. Preocupe-se com o pós-venda, buscando saber como foi a experiência de compra ou prestação de serviço para seu cliente. Com isso, você também será capaz de melhorar o seu produto sem a necessidade de aumento dos gastos.

Se a quantidade de produção e venda diminui, que tal fazer a experiência de compra do seu cliente ser diferente? Entre em contato direto com ele via telefone, por exemplo, perguntando o que ele achou da experiência em si. Além de surpreendê-lo de maneira positiva, você poderá identificar algum eventual desvio de qualidade, além de aumentar a identificação do seu cliente com a sua empresa.

Contrate um serviço de consultoria

Um serviço diferenciado de consultoria é um investimento, pois irá lhe mostrar outras opções, novas perspectivas de se atuar no mercado em crise ou ainda como pode ser feito um controle de seus gastos. É preciso buscar conhecimento nesses momentos, e dispor de um serviço como o da consultoria pode ser uma boa atitude em tempos de crise.

Um olhar de fora pode ser o necessário para a mudança de rumos que os gestores ainda não haviam identificado. Por causa da falta de vínculo com a empresa, o serviço de consultoria é tão efetivo, pois é capaz de enxergar de maneira crítica todo o trabalho, sugerindo pontos de melhoria estratégicos em toda a empresa.

Em momentos de dificuldade, é preciso ter paciência e dedicação, pois somente dessa forma pode-se aprender com lições do passado e buscar soluções para o futuro. Além disso, procure manter um clima de união dentro de sua empresa para que todos saibam que juntos serão mais fortes para conseguir ultrapassar um período de turbulência. Conte, também, com a ajuda de um contabilista, pois ele pode ajudar sua empresa nos momentos de crise.

E agora que você já conhece dicas para as PMEs superarem a crise, que tal deixar um comentário sobre as suas expectativas para o futuro? Adote essas práticas e passe por esse período de forma mais tranquila.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.