Entenda porque os relatórios e balancetes são úteis para sua empresa

Entenda porque os relatórios e balancetes são úteis para sua empresa

Os números de uma empresa são fundamentais para o futuro das operações. Decisões estratégicas podem ser tomadas com base nos números apresentados nos relatórios e balancetes mensais ou trimestrais. Eles podem indicar os setores com menor produtividade ou os produtos menos rentáveis para sua empresa. Mas como identificar estas situações apenas com os números dos relatórios e balancetes? Por que balancetes são úteis e tão utilizados pelos gestores a fim de direcionar estratégias futuras? Para descobrir essas e outras respostas, acompanhe conosco o post de hoje.

Quais informações os relatórios financeiros trazem?

São informações cruas, sem qualquer tradução ou explicação mais detalhada. No entanto, quando essas informações são colocadas em perspectiva, é possível acompanhar a evolução dos valores. Vamos a um exemplo:

  • Os gastos com manutenção de máquinas e equipamentos são evidenciados em uma linha da demonstração de resultado, mas nem sempre estão com os valores discriminados, constando apenas o total.

Se um gestor dispuser de tais demonstrações dos últimos 4 anos, poderá acompanhar a evolução desses gastos no decorrer do tempo, bem como verificar se eles estão estáveis, aumentando ou diminuindo. Se estiverem aumentando, quer dizer que essas máquinas estão gastando mais do que o esperado, podendo indicar a necessidade de investimento em outras novas.

Se for o contrário, significa que os funcionários estão fazendo um ótimo trabalho durante o uso, mantendo o estado delas como nova. Para esses casos, uma premiação a eles pode ser estudada como forma de estímulo.

Por que balancetes são úteis na estratégia das empresas?

Eles são úteis, pois quando utilizados de maneira correta, quer dizer que, de maneira analítica, podem indicar rumos a serem seguidos pelas empresas a curto e no longo prazo. Não basta apenas verificar que o total de gastos com pessoal aumentou no último ano. Se proporcionalmente os gastos com pessoal se manteve em 25%, por exemplo, do total de gastos anuais, não há razões para se preocupar com esse aumento.

Para chegar a essa conclusão, relatórios de vários anos seguidos devem ser considerados e os valores absolutos devem ser analisados juntamente com comparações em relação ao todo de um ano. Se as receitas dobraram, por exemplo, e os gastos com pessoal subiram 50% em um mesmo ano, quer dizer que a empresa teve uma economia real com mão de obra, pois faturou proporcionalmente mais do que teve gastos para produzir.

Esta técnica é denominada Análise de Demonstrações Contábeis e faz com que os gestores consigam, por meio da análise de várias demonstrações idênticas e de períodos distintos, encontrar indicadores para a melhoria dos processos ou saber onde eles estão de acordo com o planejado. Muitas estratégias de premiação individual ou coletiva são tiradas desses indicadores que não são tão difíceis de serem obtidos, mas requerem informações corretas por parte dos gestores.

A fundamentalidade da análise de relatórios

É importante saber que o conhecimento do presente juntamente com a possibilidade de comparação com o passado financeiro de uma empresa podem permitir que o futuro seja planejado com muito mais chance de acerto. Não é uma certeza absoluta que uma estratégia selecionada ou uma decisão tomada seja perfeita na posteridade, mas indicadores passados são uma ótima referência para que boas decisões sejam tomadas.

Agora que você já sabe porque balancetes são úteis, além dos relatórios financeiros, saiba que há mais. Não são só os documentos financeiros que devem ser guardados pelas empresas. Existem outros que também precisam estar sempre acessíveis quando necessário. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário e venha participar da conversa.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.