Alta rotatividade de funcionários? Saiba como motivar sua equipe.

em

Alta rotatividade de funcionários? Saiba como motivar sua equipe.


O verdadeiro valor de qualquer empresa está nas pessoas que fazem parte dela. São os funcionários que proporcionam o crescimento de qualquer empreendimento e oferecem seu talento e esforço para que tudo ocorra da melhor forma. Além disso, quando uma pessoa já está há um bom tempo na companhia, ela adquire um know how de como tudo ali funciona e passa a fazer cada vez mais parte desse organismo corporativo.

No entanto, nem sempre é fácil manter os melhores colaboradores com a gente: o mercado está sempre de olho e oferecendo oportunidades para quem se destaca. Cabe ao administrador inteligente descobrir formas viáveis de estimular a sua equipe e de criar diferenciais que mantenham os funcionários motivados a permanecer nela. Quer descobrir dicas eficientes e pouco dispendiosas de conseguir isso? Então confira no artigo a seguir:

Recompense seu colaborador

Uma das formas de fazer com que os funcionários permanecem motivados e queiram fazer parte do quadro de funcionários é os recompensando quando eles agirem de forma positiva para a empresa. É preciso premiar quando as metas foram atingidas, pois isso incentivará os colaboradores a sempre darem o seu melhor, fazendo com que o empreendimento ande de forma mais harmoniosa. Existem diversas formas de fazer isso, e muitas delas custam pouco: um bom vinho, uma cesta de café da manhã ou até uma viagem de fim de ano podem trazer efeitos muito positivos para o ambiente.

Ofereça feedbacks constantes

Reuniões são fundamentais para deixar os funcionários mais seguros e também bem informados. Agrupe seus colaboradores em datas esporádicas e tenha sempre uma conversa franca, buscando feedbacks e também os informando a respeito do andamento do negócio. Outra ideia interessante para esse momento é elogiar os colaboradores que estão tendo boa performance, pois isso os dá a sensação de aprovação social, além de deixá-los mais felizes para a continuidade da execução dos seus serviços.

Crie um bom ambiente de trabalho

O bom ambiente de trabalho aumenta a produtividade em qualquer área, e nas obras isso não é diferente. Ninguém gosta de trabalhar num ambiente pesado e desagradável, e isso torna a execução dos serviços muito mais complexa, prejudicando o andamento da construção. Portanto, estimule a convivência saudável, minimizando brigas, sendo justo com as situações que surgirem e incentivando até a reunião dos funcionários, a comemoração de datas festivas e a amizade e camaradagem dentro e fora do negócio.

Dê mais autonomia

Dar autonomia deixará seus colaboradores mais seguros, o que faz também com que eles possam render melhor em suas posições. Essa é uma boa maneira de motivar ainda mais sua equipe sem precisar gastar dinheiro. Deixe que eles tenham um pouco mais de liberdade para fazer seus horários, libere mais cedo quem fez hora extra no dia anterior ou se esforçou em dobro num projeto. Além, ofereça prazos mais flexíveis quando possível e permita que eles definam algumas de suas tarefas de acordo com seu próprio julgamento. Saber delegar é importante para qualquer líder, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados, despertando um interesse maior pelos resultados.

Estimule a realização de comemorações e happy hours

Em qualquer área, uma boa comunicação é essencial. O diálogo pode ser indispensável na criação de soluções e na eliminação de rixas ou problemas pessoais. Existem diversas maneiras de promover isso, e você não pode abrir mão delas. Uma maneira leve e divertida de conseguir isso é promovendo confraternizações, como aniversários ou festividades, a fim de integrar seu pessoal. Uma pequena reunião pós-expediente no próprio local de trabalho ou uma happy hour em algum ponto próximo é capaz de fazer maravilhas pelo ambiente da empresa. As festividades de fim de ano também são uma boa pedida, com possibilidade de maior conexão e sorteio de brindes para os participantes.

Essas são algumas formas bem simples e eficientes de reduzir a rotatividade e manter os talentos mais tempo na sua empresa sem gastar muito. Você pode implementá-las o quanto antes e sentirá o resultado em pouco tempo. E você, conhece outras dicas de como motivar a equipe de funcionários? Conte para nós nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.