7 erros que você jamais deve cometer no fluxo de caixa da sua empresa

em

7 erros que você jamais deve cometer no fluxo de caixa da sua empresa


Para que uma empresa seja capaz de sobreviver em um mercado extremamente competitivo, uma das coisas mais importantes é cultivar uma boa gestão do fluxo de caixa. Não ter noções adequadas de sua atividade e ser inexperiente em relação ao controle financeiro, são episódios que podem levar ao fechamento precoce se seu empreendimento. Se você está começando no mercado e tem uma pequena ou média empresa, quais são os principais deslizes que você não pode cometer com seu fluxo de caixa? Quer descobrir? Então nos acompanhe no post de hoje.

Não fazer um acompanhamento diário do fluxo de caixa

Ter uma boa periodicidade com seu fluxo de caixa é essencial para ter os melhores indicadores e números para entender sua empresa e tomar as melhores decisões. Só o acompanhamento diário permite que o gestor veja uma ferramenta atualizada com dados fidedignos à rotina do empreendimento.

Deixar de lançar todas as receitas ou despesas da empresa

Se existe a ideia de se fazer um fluxo de caixa atualizado, não há razão para que o gestor crie informações inconsistentes ou incompletas sobre sua empresa. Ainda que os valores a receber ou a pagar sejam pequenos, deve-se alimentar a ferramenta de controle de forma adequada, a fim de entender mais tarde toda a dinâmica do negócio.

Não ter categorias para seus lançamentos

Tanto os gastos quanto os recebimentos devem ser especificados em grupos detalhados, para que seja mais simples de identificar onde a empresa gasta mais e quais as origens das receitas mais consideráveis. É importante indicar os valores conforme as categorias características em seus planos de contas: impostos, salários, contas de luz, aluguéis a receber, pró-labore, entre outros grupos afins.

Misturar as contas pessoais com as contas da empresa

Um dos piores erros de quem possui um negócio de pequeno ou médio porte é não separar suas contas pessoais com as contas corporativas. O caixa da empresa deve operar à parte de suas finanças domésticas: não pague com seu dinheiro alguma conta atrasada da empresa, ou faça retiradas constantes para cobrir gastos particulares.

Lançar vendas feitas em vez dos reais recebimentos

O que deve ser lançado no fluxo de caixa é o que efetivamente entrou na empresa, ou melhor, suas receitas. Muitas vendas são feitas de forma parcelada, e o lançamento da transação não refletirá os recursos disponíveis para seu negócio naquele período. Este desacerto pode levá-lo a contar com um capital sobre o qual ainda não tem domínio.

Superestimar as previsões de receitas

Além das sazonalidades de mercado, os erros de avaliação de cenários e os lançamentos feitos de maneira errônea podem levar à inexatidão da saúde financeira da empresa e a tomadas de decisões que não são adequadas. É conveniente que as estimativas de receitas futuras sejam bem realistas, baseadas em dados precisos.

Comprometer muito de suas receitas com obrigações

Para a empresa crescer, é essencial fazer investimentos em recursos humanos, equipamentos e outros setores. Mas o gestor precisa estar bem antenado com diversos aspectos do negócio, a fim de não exceder suas apostas, em detrimento do equilíbrio de seu caixa. Deve-se manter também a liquidez do negócio e fazer investimentos sustentáveis.

Você tem um pequeno ou médio negócio e está com dificuldade de fazer bem a gestão de suas finanças ou tem cometido erros no fluxo de caixa? Talvez você precise de uma consultoria contábil e empresarial. Quem sabe aIncont não pode ajudá-lo? Escreva nos comentários se você tem alguma dúvida ou pergunte sobre as formas de superar alguma dificuldade específica. Sua opinião é muito importante!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.